Chá Antioxidante: proteja sua saúde e beleza

Quem não conhece ou nunca ouviu falar de alguém que parece não envelhecer? Aquela pessoa cuja pele viçosa e a disposição não combinam com a data de nascimento?

Pois é, além de “genética boa” e cuidados, é possível que elas contem também com aliados poderosos, os Chás Antioxidantes. Você sabe quais são?

Chá Antioxidante Branco

Chas-antioxidanteAlém de possuir forte ação antioxidante, melhora o humor e ajuda a prevenir doenças cerebrais degenerativas, cardiovasculares e câncer.

É originário da planta Camellia sinesis, a mesma dos chás verde e preto. A diferença está na fase em que o vegetal é colhido e na maneira como é preparado.

O Chá Branco é produzido a partir das folhas novas e brotos (parte mais nobre e de coloração prateada), colhidos antes da abertura das flores.

Outro fator é que, neste caso, a planta não passa por fermentação; é vaporizada parcialmente e seca ao ar na luz natural. Assim, pode contar com maior ação antioxidante e menor quantidade de cafeína.

O Chá Antioxidante Branco contém grande quantidade de catequinas. Vem daí sua importância anti-inflamatória e na prevenção de tumores malignos, enfermidades do coração, do fígado e do cérebro (Alzheimer e Parkinson).

Pesquisas realizada no College of Health and Human Science, nos Estados Unidos, revelaram que o Chá Branco possui mais catequinas quando comparado a outros chás.

Como preparar o Chá Antioxidante Branco

Para uma porção, você vai precisar de:

  • 3 g de folhas secas de Chá Branco
  • 300 ml de água

Como fazer: Aqueça a água até cerca de 80 graus, um pouco antes da fervura. Desligue o fogo e adicione a planta. Após cinco minutos de descanso, coe e consuma o chá. A quantidade recomendada da bebida pode variar de duas a três xícaras de por dia.

Como não é fácil encontrar a folha a granel, você pode usar as versões industrializadas da bebida, que devem ser ingeridas de acordo com as instruções do fabricante.

cha-antioxidante

Chá Antioxidante de Frutas: é rico vitaminas e minerais

Infusões com frutas são boas sugestões para cuidar da saúde. Misturando maçã, maracujá, abacaxi, laranja, por exemplo, você consegue bem-estar saboreando receita aromática e com poucas calorias.

Aprenda como fazer o chá que rende 8 porções, com 98 calorias cada:

Ingredientes

  • 1 maçã
  • 1 maracujá
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara
  • 2 fatias de abacaxi
  • 2 litros de água
  • 2 paus de canela
  • 3 unidades de anis-estrelado
  • 5 cravos-da-índia

Modo de preparar: Lave e corte em fatias o maracujá, o abacaxi e a maçã – mantendo a casca. Faça uma calda com o açúcar e ½ xícara (chá) de água; acrescente as frutas, os cravos-da-índia, os anis e a canela em pau, cozinhando-os por cinco minutos. Em seguida, adicione o restante da água e, em fogo brando, deixe ferver a mistura durante 10 minutos. Coe e sirva quente.

Escolha ingredientes orgânicos e potencialize os benefícios do Chá de Frutas, pois eles trazem mais oxidantes, minerais e vitaminas do que suas versões convencionais.

Chá-verde: antioxidante e amigo da beleza

Não é porque ele tem menos antioxidantes que o Chá Branco que vai ficar fora dessa lista de parceiros do bem-estar. O Chá-verde, também conhecido como banchá ou green tea, ficou conhecido por suas propriedades terapêuticas e antioxidantes.

É associado a benefícios como: aumento das defesas da pele contra os raios UVB (que causam vermelhidão e queimaduras), atraso no aparecimento de rugas e prevenção de inflamações.

Com a proximidade do inverno, as temperaturas costumam variar bastante, e logo surgem gripes e resfriados. Por isso, vale à pena investir nos remédios naturais que você viu aqui hoje para melhorar a imunidade e combater doenças.

Saúde, e até a próxima!

Recomendados para você: