Chá Árabe: sabores e segredos do Oriente

Diz a tradição que, no Egito, quando uma negociação demonstra que não vai terminar rápido, é oferecido o chá de Karkadeh logo no início da transação. Esse gesto confirma que a conversa a respeito do preço de um produto vai longe.

Mesmo que esse não seja o seu caso, ainda assim hoje você vai aprender mais sobre o Chá Árabe. E desvendar os mistérios do Oriente, como a flor de hibisco, que favorece a digestão, é calmante e diurética.

Ela possui um sabor marcante e favorece o organismo ao auxiliá-lo contra a hipertensão e altas taxas de gordura e glicose no sangue.

Receita de Chá de Karkadeh

Ingredientes

  • 1 colher (café) de chá de flor de hibisco (karkadeh)
  • 1 litro de agua filtrada
  • Açúcar a gosto

Preparo:Ferva a água, diminua o fogo e acrescente as pétalas de hibisco até que liberem a seiva. Depois de 30 segundos, apague o fogo e deixe a cor rubi ficar mais viva. Não ferva o chá.

Curiosidades sobre o Chá de Hibisco

karkadeh-cha-arabeO Chá de Hibisco é uma das bebidas mais perfumadas e, bonitas, digamos assim, graças à sua coloração vermelha e intensa.

Pode ser consumido frio ou quente. O sabor inebriante dele é mantido da mesma forma.
Não é à toa que o Chá de Hibisco é bastante apreciado, por exemplo, na Síria, durante todo o dia, seja no trabalho ou com os amigos.

A bebida é feita com as pétalas secas da flor de hibisco, que você encontra geralmente em lojas de produtos naturais embaladas em potes ou packs. Nos supermercados, você pode comprar o chá em saquinhos.

Caso tenha interesse em saber muito mais sobre o Chá de Hibisco, acesse: http://46.101.178.151/cha-de-hibisco/

Segredos do Chá Árabe

 

O Chá Árabe é forte e saudável; tem sabor característico, cor escura; é feito rapidamente e, em geral, servido com grande quantidade de açúcar.

Outro jeito de consumir Chá Árabe é misturando a bebida a um pouco de leite, folhas frescas de hortelã ou cardamomo.

Veja outras instruções sobre o preparo do Chá Árabe:

Ferva uma quantidade de água de acordo com as porções de chá; pique hortelã ou sálvia fresca.

Separe um bule de chá ou xícaras. Meça três colheres de sopa de chá a granel e acrescente no filtro. Adicione hortelã fresca ou sálvia por cima do chá e deixe sobre a abertura no difusor (do bule ou xícara), ou, ainda, no dentro do bule, junto com os ingredientes.

Ao usar saquinhos de chá, a dica é colocá-los nas xícaras ou bules – com folhas de hortelã ou de sálvia.

Coloque água fervente no recipiente que escolheu, sobre o chá e folhas frescas.

Deixe o difusor ou os sacos de chá descansarem por cinco minutos ou até ficarem escuros. Mantenha o filtro de seu bule submerso na água; e deixe os sacos nas xícaras com folhas durante cinco minutos.

Adoce a gosto, ou acrescente sementes de cardamomo, mel ou limão durante a preparação para obter sabores especiais e inesquecíveis.

Chá Marroqui: veja como fazer

Se você é amante dos chás e das culturas exóticas e ainda não sabe apreciar o sabor de um bom Chá Marroqui, aqui está a oportunidade perfeita para aprender. Anote aí:

Ingredientes

  • Chá-verde em folhas finas (uma colher pequena por pessoa)
  • Menta
  • Açúcar

Preparo

Coloque o Chá-verde e uma colherada de água fervente em uma chaleira. Misture bem e jogue a água fora, mantendo o chá. Refaça o processo e depois acrescente a menta.

Encha a chaleira com água quente, adoce e leve a mistura para ferver. Depois da fervura, tire o chá do fogo e sirva-o, deixando que caia do alto. É o segredinho para dar ar, tirar a acidez e formar espuma na bebida.

Beba o chá bem quente e, se preferir, substitua a menta por verbena ou alfavaca, entre outras ervas.
Então, que tal dar um sabor inigualável ao seu dia a dia com um bom Chá Árabe? As receitas você já tem.

Recomendados para você: