Chá Ayahuasca: Quais são os efeitos e benefícios? Ele faz mal?

Muito consumido por populações indígenas que vivem na floresta Amazônica, o poderes do chá Ayahuasca tem se difundido por todo Brasil, sobretudo graças a popularização de seitas religiosas como o Santo Daime e o União do Vegetal. Tamanha é a sua relação que a Ayahuasca é também conhecida como chá do Santo Daime. Nos tópicos a seguir vamos falar sobre os seus efeitos, benefícios e reações adversas. Continue lendo!


A shaman in Ecuador boils ayahuasca leaves.

O que é o chá de Ayahuasca?

O chá de Ayahuasca é obtido da mistura de duas plantas e ervas muito abundantes nas florestas do Norte do Brasil, o o cipó jagube e o arbusto chacrona. Por lá ele é muito consumido pelos índios em rituais religiosos há milhares de anos. Trata-se de uma bebida de cor amarronzada e muito amarga.

A sua popularização desperto o interesse de cientistas que agora começaram a estudar os seus possíveis benefícios para a saúde, porém, nada ainda foi comprovado. O que se sabe, até então, é ele ativa no cérebro áreas responsáveis pela visão e pela memória.

O chá de Ayahuasca e o Santo Daime

O Santo Daime, seita que se intitula como a “doutrina da floresta” se apropriou desse chá, o incorporando em suas cerimônias, já que acredita-se que o chá conecta as pessoas com a natureza. Essa seita surgiu nos anos 20, no Acre, e une elementos do cristianismo e indígenas. Conta-se que um seringueiro tenha tido uma visão de Nossa Senhora da Conceição, que o orientou a desbravar a floresta, a fim de conhecê-la e se apropriar dela para a criação de uma nova religião.

O interesse no chá de Ayahuasca se dá, principalmente, porque se trata de uma bebida alucinógena, em que os usuários acreditam que estão tendo visões místicas. Além disso, acredita-se que esse chá seja capaz de promover uma limpeza espiritual e corporal, eliminando qualquer tipo de impureza sentimental ou física. Os praticantes do Santo Daime também relatam que ao tomar o chá inicia-se um processo de profunda conexão com os seus antepassados e com as forças da natureza. Para essas pessoas o chá de Santo Daime é uma maneira deles se autoconhecerem e entrarem num estado de meditação.

Além de tomar o chá de Ayahuasca durante os rituais do Santo Daime, os seus seguidores também realizam danças, entoam cantos e orações.

cha-do-santo-daime

Quais são os efeitos?

O poder alucinatório do chá de Ayahuasca se dá pela presença de uma substância chamada dimetiltriptamina. O tempo de duração dessa sensação pode variar de acordo com cada pessoa, mas geralmente dura entre 10 minutos e uma hora.

Outras três substâncias – a harmina, harmalina e a tetrahidroharmina – são responsáveis pela sensação de prazer que a bebida proporciona. Tanto que algumas pessoas já o definiram como um antidepressivo natural, já que ele aumenta as taxas de serotonina no cérebro.

Porém, alguns efeitos adversos também são percebidos. Os mais comuns são forte diarreia, vômito e náuseas.

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •