Conheça o Chá Branco e as vantagens de seu consumo

Você já viu aqui os poderes do Chá Antioxidante Branco, que possui forte ação contra os radicais livres, melhora o humor e ainda ajuda a prevenir doenças cerebrais degenerativas, cardiovasculares e câncer. E olha que delícia: ele tem benefícios semelhantes aos do Chá-verde, porém sem o sabor amargo dele.

Hoje, o Chá Branco é a estrela principal do artigo, para você ficar bem-informado sobre a bebida e ganhar mais saúde.

Vou começar fazendo um breve histórico do chá, que é originário da mesma planta dos chás verde e preto, a Camellia sinensis. A diferença nos sabores e propriedades de cada um depende da fase em que o vegetal é colhido e da maneira como é feito.

As partes mais nobres da Camellia, as folhas novas e brotos, são usadas para produzir o Chá Branco, e colhidas antes da abertura das flores. É por causa da coloração prateada dessas partes que o chá recebe o nome de branco.

Neste caso, a planta não passa por fermentação, sendo parcialmente vaporizada e seca ao ar, na luz natural. Por isso, oferece mais oxidantes e menos cafeína que os outros chás obtidos da sinensis.

O Chá Branco contém maior quantidade de catequinas, de acordo com estudos feitos no College of Health and Human Science, nos Estados Unidos.

Assim, garante seu poder anti-inflamatório e de prevenção de tumores malignos, doenças cardíacas, do fígado e do cérebro, como as enfermidades degenerativas Alzheimer e Parkinson.

Saiba como preparar o Chá Branco

cha-branco-emagrece

Ingredientes:

  • 3 g de folhas secas de Chá Branco
  • 300 ml de água

Modo de fazer:

Esquente a água até um pouco antes de ferver (cerca de 80 graus). Apague o fogo e adicione as folhas. Espere cinco minutos, coe e consuma o chá. O recomendado é de duas a três xícaras de por dia.
Aproveite a bebida quente ou fria até 24 horas após o preparo, para não perder a eficácia de seus princípios ativos.

Sugestão: prepare a quantidade necessária para o seu dia. Se preferir, use uma garrafa térmica ou jarra de vidro para guardar o chá.

O ideal é não adoçar. Se não conseguir tomar o Chá Branco puro, acrescente 1 colher (chá) de mel para 1 xícara. Açúcar e adoçantes prejudicam o processo de desintoxicação que a bebida promove.
Quer dar um sabor ainda mais especial ao chá? Coloque canela em pau na água usada no preparo dele.

cha-branco

Veja um resumo dos pontos positivos do Chá Branco

  • Acelera o metabolismo, facilitando a queima de gordura
  • Atua como um antigripal e anti-inflamatório
  • Combate os radicais livres (que provocam envelhecimento celular), prolongando a saúde e a jovialidade da pele
  • Desincha
  • Desintoxica
  • Fortalece a imunidade, deixando o organismo mais resistente a doenças
  • Fortalece artérias e veias, prevenindo problemas cardiovasculares
  • Melhora o sistema de defesa das células contra os raios UVB, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol, e com isso, diminuindo o risco de câncer de pele
  • Previne a formação de placas e cáries nos dentes
  • Reduz o LDL, o colesterol ruim
  • Possui sabor suave, para você não desistir da dieta

Depois de tudo isso, você pode estar se perguntando que versão do Chá Branco é a melhor: o sachê, a cápsula, o chá pronto ou instantâneo? Bem, a erva a granel, própria para infusão, ainda é unanimidade entre os estudiosos do assunto.

Já as cápsulas com o extrato da planta também são eficientes, mas devem ser prescritas por um especialista.

Nas versões industrializadas, a presença do extrato concentrado da erva depende da marca. Nem todas cumprem o que prometem. E o produto acaba não trazendo qualquer efeito terapêutico, apenas aroma.
Fique de olho! Até a próxima!

Recomendados para você: