Propriedades e benefícios do chá caseiro  

Uma rápida pesquisa na internet e o que não falta é tipo de chá caseiro. Tem para todos os gostos e necessidades: para tosse, gripe, emagrecimento, perder barriga, dormir e muito mais. Hoje você vai conhecer dois deles: o de linhaça e o de genciana.


O chá caseiro de linhaça já era usado no Egito Antigo para tratar feridas e fazer mumificações. Atualmente, foi comprovado que a semente pode evitar o avanço de alguns tumores.

Existem duas espécies de linhaça, a dourada e a marrom. A primeira é mais clara (tons pasteis de amarelo com dourado), com sabor mais suave e facilidade de adaptação aos climas frios; a segunda tem a cor marrom-avermelhada, e é a mais cultivada.

Propriedades e usos da linhaça

Ao consumir o chá caseiro de linhaça, você aproveita diversas características que ajudam no combate a várias enfermidades, pois a semente atua no aumento das defesas do organismo, além de diminuir o ritmo do envelhecimento celular.

A linhaça contém fibras, proteínas, ômega 3 e ômega 6, ou seja, um alimento funcional que a natureza oferece para cuidar da nossa saúde e forma física.

Com isso, ganhamos um aliado para manter o bom funcionamento dos sistemas nervoso, digestivo, cardiovascular e intestinal. E uma forcinha extra contra doenças inflamatórias e a obesidade.

E mais: são os chamados fitoquímicos encontrados nas sementes de linhaça que possuem atributos anticancerígenos. As vitaminas B1, B2, E, C e os minerais (zinco, ferro, magnésio, potássio, cálcio e fósforo) também são encontrados na planta.

Veja outras vantagens na ingestão de linhaça:

  • Alívio da prisão de ventre, gengivite, eczema e da psoríase;
  • combate ao câncer (de próstata, cólon, pulmão e mama);
  • coadjuvante no equilíbrio hormonal, especialmente na menopausa ou TPM;
  • combate à anemia e à acne;
  • controle da glicemia;
  • redução do colesterol e do perigo de aterosclerose.

Como aproveitar os benefícios do chá caseiro e da linhaça

cha-caseiro

Em geral, o ideal é moer as sementes e, assim, preservar mais vantagens nutricionais em relação às sementes ingeridas inteiras.

Para fazer o chá caseiro, use quatro colheres (sopa) de sementes de linhaça para um litro de água fervente; abafe e espere dez minutos. Depois, é só coar e tomar de duas a três xícaras por dia.

Se preferir, adicione uma colher (sopa) de outras ervas. Essa bebida é recomentada, principalmente, em casos de garganta ou gengiva inflamada, hidratando e refrescando todo o aparelho digestivo excretor.

Sobre efeitos colaterais, até hoje não há registros deles em relação ao uso da linhaça. Mas é sempre bom lembrar que o excesso de qualquer tipo de bebida ou alimento pode provocar danos.

Receita de chá caseiro de genciana

Para fazer o chá caseiro de genciana, são usadas as raízes e as folhas da erva. Você só precisa acrescentar duas colheres (sopa) de genciana a 500 ml de água.

Espere ferver e conte dez minutos para, em seguida, tirar o recipiente do fogo e deixar a infusão repousar por mais dez. Depois, é só coar e beber. A dica é consumir o chá caseiro de genciana de duas a três vez vezes por dia, antes das refeições.

O preparo é ideal para você que sente fome, mas evita comer seus pratos prediletos porque sofre com desconfortos digestivos.

Mas aproveite com moderação o chá caseiro de genciana. Quando consumida em grande quantidade, a planta pode causar vômito e dor de cabeça.

E ela é contra indicada para hipertensos e gestantes, podendo levar a úlceras no estômago.

Gostou? Que tal experimentar um chazinho caseiro quentinho de genciana ou linhaça para dar um up na saúde?

Até a próxima!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •