Chá de Amaranto: Quais são os benefícios? Emagrece mesmo?

Você com certeza já ouviu falar – e muito – de Quinoa e Chia, dois grãos que estão muito em alta como aliados das mulheres nos quesitos saúde e corpo. Mas você talvez ainda não tenha ouvido falar no Amaranto. O grão que está ganhando fãs ao redor do mundo tem alto teor nutricional, é rico em proteínas, e também é um aliado bastante forte na dieta, pois te ajuda a perder peso de uma forma bem mais saudável que aquelas dietas malucas que muita gente insiste em fazer. Um dos destaques da “nova semente”, que já era usada pelos astecas desde que o mundo é mundo, é que ele não possui glúten e tem um alto poder de saciedade. No post de hoje vamos falar do chá de amaranto e suas propriedades! Continue lendo para saber mais!

Como funciona no organismo?

amaranto

O amaranto é muito rico em óleos, fibras e proteínas, o que o torna poderoso no combate ao colesterol ruim. Ele também é considerado um alimento funcional, pois atua no organismo todo combatendo doenças e prevenindo outras enquanto fortalece o sistema imunológico, combate a hipertensão arterial, desnutrição e excesso de peso.

Pesquisas também confirmaram que o amaranto reduz inchaços, por ser um ótimo adstringente. Para os atletas, o amaranto auxilia também no ganho de massa muscular, pois é fonte de aminoácidos essenciais, que o nosso organismo não produz, mas que são fundamentais para o ganho de massa magra.

Afinal, Chá de Amaranto emagrece?

O que torna o amaranto um excelente aliado no combate à obesidade é sua fibra. Cada semente do amaranto fornece 5 g de fibra por copo. Mas não é só se entupir de amaranto que irá resolver. Tudo precisa ser dosado de maneira correta. Por isso, para as mulheres a recomendação é um consumo de até recomendação é que as mulheres consumam até 25 g de fibra por dia, e os homens 38 g.

Mas qual o papel da fibra? Bem, ela que é a responsável por aquela sensação de saciedade do amaranto, além de controlar os níveis de açúcar em nosso sangue. Não bastasse isso, as fibras do amaranto ajudam seu intestino a funcionar melhor, absorvendo uma boa parte da gordura, e expelindo do organismo as gorduras ruins.

cha-de-amaranto

Quem não deve consumir

Mesmo que os estudos não sejam super avançados sobre o chá de amaranto, algumas medidas e precauções devem ser tomadas quanto ao consumo. É o caso de quem tem diabetes, por exemplo, pois o amaranto possui um alto índice glicêmico. Nesse caso, o cuidado com as dosagens deve ser ainda maior. Doentes renais também devem ter mais atenção, sendo que a alta concentração de proteínas do amaranto pode sobrecarregar os rins. Mulheres grávidas também devem evitá-lo, pois não existem estudos que assegurem a ausência de riscos do consumo durante a gravidez ou amamentação.

Como preparar o chá de amaranto?

Deixe grãos de molho por cerca de 24h e depois cozinhe e misture a uma infusão de cravo, canela e açúcar mascavo. Deixe descansar por mais 24h, escorra a água e leve o amaranto que ficar no fundo ao fogo novamente com 1 litro de água até o caldo engrossar (isso leva uns 30 minutinhos). Aí é só coar novamente e você terá um chá gelado. Se quiser um chá quente, leve a parte que sobrou no coador ao liquidificador e triture bem, peneirando essa mistura com água. Aí é só colocar cravo e canela e saborear essa xícara cheia de nutrientes.

Se você já consome o chá de amaranto no seu dia a dia, conte pra gente nos comentários se você observa esses efeitos que nós relatamos!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •