Chá de Babosa: confira aqui principais usos e benefícios

Chá de Babosa é uma bebida ainda desconhecida para muitos, embora a planta seja famosa em vários cantos do Brasil. Quer descobrir os benefícios dela para a saúde? É só conferir o post de hoje até o final!

Antes de falar da infusão propriamente dita, é bom destacar que ela é obtida a partir de uma planta utilizada desde as civilizações mais antigas para tratar problemas diversos.

A Babosa ou Aloe Vera é uma espécie com finalidade medicinal empregada em condições como hanseníase, acne e psoríase, por exemplo.

Há relatos de uso da Babosa entre gregos e egípcios, além de citações na Bíblia, revelando o quão comum era essa planta na antiguidade.

Veja alguns dos usos e benefícios atribuídos ao Chá de Babosa:

  • Ajudar melhorar a digestão. Uma das recomendações do Chá de Babosa é o combate à prisão de ventre, devido suas propriedades laxativas. Além disso, seu gel é associado à expulsão de toxinas do organismo. E a bebida teria a capacidade de inibir diversos distúrbios gastrointestinais, sendo útil em casos de úlceras no estômago.
  • Atuar no combate a inflamações. Existem ácidos gordos no Chá de Babosa que teriam a capacidade de combater processos inflamatórios em várias partes do corpo. Assim como o gel da planta pode ser aplicado diretamente na pele cortada ou ferida.
  • O Chá de Babosa é indicado como agente anti-inflamatório porque é rico em ácido salicílico e salicilatos, que auxiliam na prevenção da síntese de hormônios chamados prostaglandinas. A capacidade anti-inflamatória é considerada similar à de esteroides como a cortisona, contudo, sem os efeitos nocivos provocados por ela.
  • Auxiliar no controle da diabetes. O poder antioxidante da infusão de Babosa está ligado ao controle do nível de açúcar no organismo – pelo menos a uma ajuda neste sentido. Por isso, acredita-se que ingerir a bebida regularmente auxilia na limitação da absorção de insulina, graças ao alto teor de fibras e à presença de polissacáridos e glicoproteínas. Estes contribuem para melhor aproveitamento da glicose em nosso organismo.

Chá de Babosa: conheça mais vantagens e recomendações

O combate às dores no corpo está entre as principais atribuições do Chá de Babosa, por causa de uma substância natural chamada lignina.

No entanto, para quem busca redução de medidas, a grande vantagem do Chá de Babosa seria, na verdade, um conjunto de fatores, entre os quais: otimização da absorção de nutrientes, mais eliminação de toxinas e efeito anti-inflamatório – que ajuda o corpo a desinchar.

Diante de tantas possibilidades benéficas do Chá de Babosa, você pode estar pensando “Onde eu encontro esta bebida?”. A Babosa é uma planta muito fácil de achar e preparar, podendo ser plantada em casa. Se for orgânica, melhor ainda.

Mas hoje podemos encontrar opções prontas em diversos formatos, adquiridas em supermercados, farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais e na internet.

O Chá de Babosa é um exemplo das vantagens da fitoterapia, entre as quais estão a baixa ocorrência de efeitos colaterais negativos, aumento do conhecimento sobre a própria doença e o menor custo no tratamento.

Entretanto, aderir à fitoterapia requer alguns cuidados, como: identificação correta da planta; perfeita colheita dela em local e tempo adequados; boas condições de armazenamento da planta; uso da dose indicada; disposição para fazer o tratamento pelo período prescrito.

Atenção: é fundamental o acompanhamento especializado, a supervisão profissional de um fitoterapeuta ou naturopata ao administrar plantas medicinais. Elas podem ter contraindicações, efeitos colaterais e interações medicamentosas.

O conteúdo deste post tem função de informar. Apenas um médico pode decidir o que é melhor para cada pessoa e prescrever tratamentos de acordo com a situação específica.

Cuide-se! E até a próxima!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •