Chá de Capuchinha: benefícios na saúde e estética

Chá de Capuchinha é conhecido por ajudar a tratar bronquite, problemas de digestão e até estéticos. Uma planta assim tão versátil merece um artigo para mostrar seus benefícios e como aproveitá-los. Então, vamos lá!

Antes de falar sobre as vantagens do Chá de Capuchinha, um pequeno resumo sobre sua origem…

A planta faz parte da família das Tropeoláceas é nativa do México e Peru. Por isso, também é chamada de agrião grande do Peru e agrião-do-méxico. Foram os europeus, em viagens aos países de origem da Capuchinha, os responsáveis pela divulgação da erva em outras áreas, no mundo inteiro.

A diversidade de propriedades que favorecem o nosso organismo é um dos destaques da espécie. Confira algumas, além de benefícios do Chá de Capuchinha:

  • Ação anti-inflamatória do aparelho urinário
  • Alívio da prisão de ventre
  • Atuação antirreumática
  • Calmante
  • Diurético
  • Efeito antiofídico
  • Emenagogo
  • Favorece a digestão
  • Laxante
  • Melhora do apetite
  • Poder diaforético (que faz suar intensamente)
  • Pulmonar (combater bronquite, tosse com catarro e outros distúrbios)
  • Tratamento de disfunções no estômago

Mas por que será que a Capuchinha oferece tantas possibilidades como as que você leu acima? Graças a componentes com as seguintes características: depurativa, digestiva, sedativa, antibiótica, estimulante, expectorante, desinfetante, antisséptica, purgativa e diurética.

Porém, os benefícios do Chá de Capuchinha, como deu disse no começo do post, não estão restritos à saúde – o que, vamos combinar, já é ótimo! A planta pode ser utilizada com finalidade estética, ajudando a melhorar o aspecto da pele e combatendo a queda capilar.

Outras capacidades de tratamento atribuídas à Capuchinha são o combate à insônia, infecção urinária, retenção de líquidos, acne, caspa, eczema; controle de alergias na pele; fortalecimento do couro cabeludo; sintomas de depressão; e cicatrização de feridas.

Atenção: é fundamental o acompanhamento especializado, a supervisão profissional de um fitoterapeuta ou naturopata ao administrar ervas. As plantas medicinais podem ter contraindicações, efeitos colaterais e interações medicamentosas.

O conteúdo deste post tem função de informar. Apenas um médico pode decidir o que é melhor para cada pessoa e prescrever tratamentos de acordo com a situação específica.

Chá de Capuchinha: aprenda a fazer e como tomar

Diz-se que as propriedades medicinais da Capuchinha são encontradas apenas em três partes da planta: sementes, folhas e flores.

Uma das maneiras de usar a erva é preparar o chá com 4 colheres (sopa) de folhas picadas ou 2 colheres (sopa) de sementes para cada litro de água filtrada.

Modo de preparo:

1- Coloque a água para ferver e, atingindo este ponto, apague o fogo
2 – Retire a panela do fogão e despeje as folhas ou sementes
3 – Tampe o recipiente e deixe em infusão durante 10 minutos
4 – Coe o chá e use-o da forma que precisar

Em geral, o tratamento de problemas internos é feito ingerindo de duas a quatro xícaras ao dia. Já nos cuidados estéticos com a pele ou cabelos, a infusão deve ser aplicada uma vez por semana; deixe o Chá de Capuchinha agir por 15 minutos e lave a área afetada na água corrente em seguida.

Além dos nomes agrião-do-méxico e agrião grande do peru, a planta é popularmente conhecida como mastruço, capuchinha de flores grandes, nasturio, flor-de-chagas, flor-de-sangue, capuchinha-grande, agrião maior da Índia, mastruço-do-peru, sapatinho-do-diabo.

Cientificamente falando, ela é batizada de Tropaeolum majus l. Esta planta medicinal pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação e nos ervanários.

Uma curiosidade antes de encerrar… O fruto da Capuchinha possui cor esverdeada e é comestível. Seu sabor fresco e picante parece com o do agrião.

As folhas e frutos dessa espécie com propriedades tão versáteis podem ser consumidos em saladas. Crus, eles auxiliam no combate a gripes (no início), favorecem a digestão e abrem o apetite. Fica a dica!

Até breve!

Recomendados para você: