Chá de Jamelão: a bebida que pode combater inflamações e alergias

Syzygium jambolanum, da família das Myrtaceae, ou, simplesmente, Jamelão. Essa árvore de porte alto cultivada no Brasil é também conhecida como azeitona, jalão, jambolão, jambeiro, jambuí, oliva e oliveira.

Ela produz frutos arroxeados, e geralmente frutifica em fevereiro. Da azeitona, são utilizadas as cascas da árvore, suas sementes pulverizadas e folhas.

O Jamelão é natural da Malásia, mas é encontrada na China, Antilhas, Austrália e por todo o território brasileiro. Por aqui, foram os índios e os caboclos os primeiros a descobrir a árvore, cujo fruto é consumido in natura e na forma de geleia, entre outras.

pe-de-jamelao

Como fazer Chá de Jamelão

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 21 folhas de Jamelão

Preparo

  • Ferva a água e adicione as folhas de Jamelão.
  • Abafe a mistura.
  • Tome 1 copo do Chá de Jamelão antes do almoço e outro antes do jantar.

Uma das indicações do Chá de Jamelão é a de auxiliar no controle de diabetes. Porém, existem opiniões divergentes. Há quem tenha sido beneficiado pela bebida; e há referência ao chá como contraindicado para os que sofrem do problema.

Outra aplicação do Chá de Jamelão é com foco no emagrecimento. Principalmente por quem busca maneiras naturais de perder peso e não encontra tempo para fazer atividade física.

Estudo feito no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz mostrou que o chá da folha do Jamelão é capaz de combater inflamação e tem ação antialérgica – com propriedades similares às da dexametasona, corticoide muito usado contra alergias.

Um dos experimentos revelou redução de cerca de 80% do inchaço provocado por alergia depois de meia hora de ingestão do Chá de Jamelão. A pesquisa foi feita em ratos.

Teste parecido foi aplicado em camundongos alérgicos à albumina (tipo de proteína encontrada no ovo, por exemplo).

Os animais receberam injeções de albumina na pata e na cavidade torácica. E, outra vez, o uso oral do extrato aquoso de Jamelão garantiu, em 30 minutos, aproximadamente 80% de redução do inchaço local.

Conheça melhor o Jamelão e seus benefícios para a saúde

O fruto do Jamelão possui um pigmento capaz de manchar mãos, roupas, calçadas, pinturas dos carros, os dentes e a língua, enfim, tudo que entrar em contato com sua superfície arroxeada.
Mas, de acordo com pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o mesmo pigmento tem potencial para destruir células cancerígenas.

O estudo constatou que as substâncias chamadas de antocianinas, encontradas no extrato da fruta, levaram à morte de cerca de 90% das células com leucemia. O teste também foi feito em células saudáveis, sendo que destas 20% morreram. O que não se sabe ainda é se a morte teve como causa a substância em seu formato original ou se houve um produto metabólico capaz de destruir as células.

Muito precisa ser estudado, mas os cientistas ficaram animados com os resultados obtidos em laboratório.

  • O mais indicado é o consumo do jamelão in natura, porque assim é possível aproveitar todas as propriedades medicinais que ele contém.
  • Quanto à ingestão da fruta em compotas e doces, é bom ter cautela por causa da presença do açúcar.
  • O Jamelão serve ainda para produzir, vinhos, geleias, tortas e vinagres especiais.

Das sementes da fruta, também pode ser feito um chá. Basta esmagar 2 colheres (chá) de sementes em uma caneca; adicionar água previamente fervida, tampar e deixar a infusão descansar por dez minutos.

Beba o Chá de Jamelão três vezes ao dia, sem adoçar.

Recomendados para você: