Chá de lavanda: da cólica do bebê à insônia, veja o que mais ele combate

A lavanda é um dos mais agradáveis elementos da aromaterapia. Para completar o clima de relaxamento, descontração e tranquilidade, basta acrescentar um bom chá de lavanda na rotina, e pronto, xô estresse!


Ela é calmante e sedativa, sendo seu maior diferencial proporcionar equilíbrio para o nosso corpo, além de ajudar a aquietar os pensamentos.

Quem sofre de insônia sabe como é importante desacelerar da correria diária, preparar o ambiente e a mente para o descanso. O chá de lavanda é dos preferidos neste sentido. Tanto é que muita gente não dispensa uma xícara dele todos os dias antes de dormir.

E, de quebra, a bebida ainda faz um bem enorme ao aparelho digestivo, minimizando gases, infecções no intestino e problemas no estômago.

Por falar em digestão, a cozinha é outro espaço no qual a lavanda pode estar além da decoração. Sim, a planta divide atenções – e receitas – com folhas e legumes numa boa. A flor de lavanda é usada doces e salgados. Existe até sorvete de lavanda, sabia?

As opções de gostosuras, bebidas e complementos em que a lavanda é ingrediente são muitas: chá-verde com abacaxi e lavanda; sal, azeite e vinagre aromatizados com lavanda; bolo de lavanda, etc.

Da culinária para os cosméticos, uma dica infalível para combater queda de cabelo e caspa é o chá de lavanda. Basta passar o líquido no couro cabeludo e massagear o local todos os dias. Em seguida, seque seus cabelos normalmente sem retirar o chá.

Receita de chá de lavanda

Ingredientes

• 1 xícara de água fervente;
• 4 colheres (chá) de lavandas frescas (ou 1 colher de sopa das secas, se preferir).

Preparo

1. Despeje a lavanda em uma caneca ou xícara;
2. Adicione a água fervente sobre a planta;
3. Tampe o recipiente com um pires ou prato pequeno;
4. Deixe a infusão descansar por 5 minutos;
5. Espere amornar, coe e beba.

O chá de lavanda está pronto para saborear!

Receita de chá de lavanda para cólica do bebê

O chá de lavanda, também chamada de alfazema, é relaxante e antiespasmódico, servido para aliviar as dores das cólicas.

Anote aí como preparar um ótimo remedinho caseiro. Ele é indicado para o bebê que não mama mais no peito dormir feito anjinho:

Ingredientes

• ½ litro de água;
• 1 colher (de sopa) de flores de lavanda.

Preparo

1. Coloque a água para ferver;
2. Assim que levantar fervura, desligue o fogo;
3. Despeje a alfazema, tampe o recipiente e aguarde 5 minutos;
4. Espere amornar, coe e dê à criança em pequenas porções (o recomendado é, no máximo, 2 colheres de sopa por dia).

Se o bebê ainda é amamentado exclusivamente no seio, o truque é a própria mãe beber este chá de alfazema. A bebida passa através do leite, podendo dar mais conforto à criança com cólica.

Mais benefícios da infusão de lavanda

Combate dor de cabeça – chá de lavanda é útil durante episódios de dor de cabeça. O segredo é tomar uma xícara dele diariamente. Para impulsionar o efeito, coloque óleo essencial de lavanda em um difusor e aproveite os poderes da aromaterapia.

Controle da febre – é especialmente benéfico no alívio da febre, principalmente quando o organismo está tentando vencer vírus ou bactérias.

Melhora do trato respiratório – graças às suas propriedades broncodilatadoras, o chá de lavanda é indicado para quem tem doenças respiratórias. Você pode consumir a bebida quando estiver com resfriados, crises de asma, bronquite ou qualquer outro distúrbio semelhante.

Redução do estresse – precisando amenizar ansiedade, estresse ou depressão? Aproveite o chá de alfazema para acalmar os nervos e colocar as ideias e sentimentos no lugar.

Tratamento de lesões de pele – a infusão de lavanda auxilia em casos de ferimentos superficiais de pele, úlceras na boca, problemas nas gengivas – e ainda combate o mau hálito.

Viu quanta coisa boa a alfazema é capaz de proporcionar? Hoje eu fico por aqui, vou logo preparar um chá de lavanda delicioso para deixar o estresse beeeeemmmm longe.

Até breve!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •