Chá de louro: tem história, sabor e ajuda emagrecer

Atletas recebiam coroas de louro quando eram recepcionados em suas cidades com grandes festas para comemorar a vitória nos esportes. Assim surgiu o símbolo, especialmente nos jogos olímpicos.

Vem da Grécia antiga o hábito de enfeitar as cabeças dos campeões com coroas de louro. Elas acabaram virando uma marca de soberania atemporal, e também de honra, digna de heróis e imperadores ao celebrar seu triunfo.

Hoje, o louro ainda é lembrado desta forma. Porém, ganhou outros significados, sendo, inclusive, remédio natural para combater inflamação no abdômen e gordura localizada. Portanto, é um dos itens dos programas de emagrecimento.

Com uma boa rotina alimentar e de exercícios, conseguimos resultados interessantes na redução de medidas. Mas, por meio de alimentos e bebidas com potencial de perda de peso, podemos otimizar o processo e dar adeus aos quilinhos extras.

Chá de louro

Um remédio caseiro como o chá de louro oferece ingredientes que completam a queima de calorias em um tempo relativamente curto. E ainda contribui para manter o bem-estar e a disposição.

A planta ajuda aliviar gases, acidez estomacal e retenção de líquidos. Também é capaz de favorecer a expulsão do excesso de ácido úrico e metais pesados. Ou seja, fatores que acabam influenciando o tamanho da circunferência abdominal, principalmente, e os números na balança.

Só para citar o caso do excesso de ácido úrico e os metais pesados como exemplo, é importante lembrar que, frequentemente, eles estão associados a doenças circulatórias, hepáticas e gota.

O chá de louro tem propriedades desintoxicante, bactericida, antisséptica, expectorante, digestiva e anti-inflamatória – que dão um impulso adicional ao plano de alimentação balanceada e atividades físicas regulares.

Receita de chá de louro: anote o preparo

  1. Coloque uma xícara de chá de água e quatro folhas secas de louro em uma panela
  2. Leve ao fogo até levantar fervura
  3. Desligue, tampe e deixe a panela abafada por 15 minutos
  4. Coe e beba o chá de louro após as principais refeições

Conheça melhor a especiaria e o chá de louro

Seu nome científico é Laurus nobilis. Nas feiras livres e mercados, apenas louro. Uma planta medicinal famosa na gastronomia por seu sabor e aroma marcantes.

Além de problemas digestivos, é utilizado para tratar inflamação no fígado, cólica menstrual, infecções na pele e ouvidos, dor de cabeça, gripes, bronquites crônicas etc.

Na medicina antiga, Galeno já dizia que frutos negros eram mais eficazes na cura do que folhas e cascas. No entanto, no caso do louro, a planta inteira tem qualidades neste sentido. O que vale também para seu óleo essencial, aplicado para aliviar todos os tipos de reumatismo.

Enquanto especiaria queridinha da culinária brasileira, o que não falta é receita para incluir as folhas dessa árvore que alcança até 20 metros de altura. De Norte a Sul, o menu vai do feijão aos guisados, grelhados, sopas, carnes, entre outros pratos.

Além de toda a pompa do significado histórico do louro, na França a erva é uma iguaria, tempero dos mais importantes, uma vez que a cozinha francesa tem suas bases devidamente forradas sobre folhas de louro.

Sabor surpreendente, capacidade de ajudar emagrecer e manter a saúde. Motivo é o que não falta para acrescentar umas folhinhas de louro nos pratos, em especial nos mais gordos, para facilitar a digestão.

Entretanto, não esqueça que plantas também podem ter efeitos colaterais. Grávidas ou mulheres em fase de amamentação não devem consumir chá de louro. E ainda: quando ingerida em altas quantidades, a bebida pode causar sonolência.

Consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou fazer alterações significativas em sua rotina alimentar.

Até o próximo post!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •