Chá de maracujá é calmante e emagrecedor; veja receitas

A fama de calmante natural do maracujá todo mundo conhece. Mas você sabia que, além de suco, dá para fazer chá de maracujá, e que esta bebida ajuda a emagrecer? É isso mesmo! Veja mais detalhes no post de hoje…

Esqueça por enquanto a polpa que serve para doces, sucos e molhos. Quando a ideia é perder uns quilinhos, as estrelas da dieta são as folhas e a casca do maracujá. É lá que estão concentrados os maiores benefícios.

No entanto, não é raro encontrar na internet receitas de chá com a polpa também, como vamos ver no final deste artigo…

A casca da fruta é rica em pectina, uma substância que, chegando ao estômago, vira um tipo de gel responsável pelo aumento da sensação de saciedade. Ele inibe a absorção do açúcar que seria estocado no corpo, transformado em gordurinha localizada.

As folhas do maracujá possuem efeito diurético, auxiliando nosso organismo a expulsar o excesso de líquidos, as impurezas e, com isso, a desinchar. O resultado, claro, acaba aparecendo na balança – e no visual mais sequinho.

As folhas servem para preparar um saboroso chá de maracujá, que você pode consumir ao longo do dia. Confira a receita:

Chá de maracujá para emagrecer

1. Separe 10 folhas de maracujá, 1 litro de água, 1 pau de canela e mel;
2. Coloque a água, as folhas e a canela em uma panela;
3. Leve ao fogo e deixe ferver durante 20 minutos;
4. Espere esfriar, coe e adoce com o mel.

Em geral, o aconselhado é consumir no máximo três xícaras deste chá por dia durante uma semana. Depois de uma pausa, a pessoa pode voltar a ingerir o líquido.

Mas apenas os profissionais especializados estão aptos a definir a melhor forma de uso do chá de maracujá, de acordo com a necessidade e o histórico médico de cada um.

O chá de folhas de maracujá é uma excelente opção para substituir o suco da fruta, caso você não seja muito fã dele, porque preserva muitas das propriedades medicinais do maracujá.

Outras vantagens são a possibilidade de tomar o chá a qualquer hora do dia e o fato de a bebida auxiliar no combate à insônia e à ansiedade.

Há relatos inclusive de uso do chá de folhas de maracujá como coadjuvante em tratamentos para superar o vício em álcool e outras substâncias. Tudo isso devido à vigorosa ação calmante/sedativa da bebida, empregada para reduzir a intensidade das crises de abstinência.

Saiba mais sobre o chá de folhas de maracujá

As folhas de maracujá contêm elementos que, em contato com o nosso sistema nervoso, são capazes de agir como poderosos calmantes e até antidepressivos.

Por isso, a bebida é altamente recomendada contra insônia, tensão, agitação nervosa, hipertensão, ondas de calor e alterações de humor da menopausa e estresse.

As folhas oferecem ainda as propriedades depurativa do sangue, vermífuga, analgésica e anti-inflamatória.

O chá do maracujá é útil em casos de irritabilidade, taquicardia, vertigens, asma, palpitações, nevralgias, cólicas intestinais e dismenorreias espasmódicas.

Chá de maracujá, gengibre e canela (emagrecedor)

Ingredientes

• ½ litro de água;
• Polpa de 2 maracujás;
• 1 pedaço pequeno de gengibre (2 cm aproximadamente);
• ½ canela em pau.

Preparo

1. Despeje todos os ingredientes em uma panela;
2. Ferva a mistura durante cerca de 10 minutos;
3. Coe, espere a temperatura ficar agradável para consumo e beba, sem adoçar.

O gengibre é desintoxicante, ajuda a digestão e os sistemas circulatório e respiratório. O principal neste caso: tem ação termogênica, isto é, auxilia no metabolismo e na queima calórica, especialmente das gorduras localizadas.

Já a canela, além de termogênica, serve para reduzir a produção de gases.

O maracujá é calmante, fonte de fibras e muito mais, como vimos hoje aqui. Outro detalhe importante é sua função de aliado no controle da gula.

Espero que o chá de maracujá possa contribuir para deixar suas curvas mais sequinhas e sua mente mais tranquila.

Até breve!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •