Chá de noni ajuda a emagrecer? Veja os benefícios da fruta para a saúde

Mais uma vez, os chás vêm mostrando a sua eficiência nos benefícios à saúde e na busca pelo emagrecimento. Desta vez, nós vamos falar do chá de noni, uma fruta de origem asiática ainda pouco conhecida aqui no Brasil.


A fruta verdinha – chamada originalmente de “Morinda Citrifolia” – tem sido usada no tratamento e prevenção de diversas doenças e, devido à sua composição nutricional, também tem auxiliado de forma eficaz nas dietas de quem está querendo perder peso. Vamos conhecê-la?

Chá de noni emagrece?

Sim. Devido aos seus efeitos desintoxicantes e diuréticos, o chá de noni ajuda na perda de peso. Ele ajuda o corpo a absorver rapidamente os nutrientes e eliminar as toxinas ruins, acelerando o metabolismo e regulando o intestino, que são dois fatores muito importantes para quem quer emagrecer com saúde.

Além disso, a fruta é rica em antioxidantes – que auxiliam na queima de gordura corporal – e ajuda no controle da compulsão por doces. Essa é uma das principais queixas de quem está lutando contra a balança. Não é ótimo?!

Como fazer e quando consumir?

Foto: Pinterest/Reprodução

Foto: Pinterest/Reprodução

O chá de noni é feito a partir das folhas da fruta (secas ou verdes). Portanto, o modo de preparar é semelhante a qualquer outro chá – em água fervente e em um tempo máximo de 3 a 5 minutos. Apague o fogo, tampe e deixe descansar por um período de 10 a 15 minutos. Coe e beba em seguida.

Ele deve ser tomado uma hora antes do almoço ou jantar, pois será fundamental para manter a saciedade por mais tempo.

O ideal é que ele seja consumido puro, mas, para ter efeitos mais rápidos, você pode acrescentar ao seu chá outras frutas diuréticas, como laranja e melancia, que podem acelerar o emagrecimento.

Vale ressaltar que o chá de noni serve apenas como um auxiliar no processo de perda de peso. Para emagrecer com saúde é necessário, também, manter a rotina alimentar de forma saudável e praticar exercícios físicos diariamente.

Outros benefícios do chá de noni

Além de ajudar a emagrecer, o chá de Noni também possui outros benefícios que são de extrema importância para a sua saúde:

– Aumenta a imunidade do corpo:

A bebida feita da fruta tem um efeito imune-estimulante, no qual promove um aumento de glóbulos brancos no sangue e aumenta a imunidade contra doenças, inclusive o câncer. Graças à sua ação anti-inflamatória, pode tratar doenças como artrite, gota, abscessos, lumbago e mastite.

– Trata doenças do sistema respiratório:

Resfriados, tosse, dor de garganta, alergias e asma, assim como outras doenças comuns do sistema respiratório, podem ser tratadas com o chá de noni.

– Auxilia o sistema digestivo:

Com o consumo regular, o Chá de noni ajuda na digestão de alimentos a partir da liberação imediata de sucos digestivos no estômago e intestino delgado, regulando a evacuação. Ela pode ser utilizada no tratamento de constipações intestinais, como diarreias, vômitos, náuseas, úlceras gástricas, disenteria, intoxicação alimentar e cólicas.

– Trata doenças cardiovasculares:

Devido à presença da substância escopoletina na fruta, o chá pode ser eficaz no tratamento de hipertensão, arritmia, palpitações e outros problemas relacionados ao coração.

– Auxilia no trato urinário e de doenças sexualmente transmissíveis:

Se tomado regularmente, o chá de noni pode atuar no tratamento de infecções urinárias e, ainda, de doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia e a sífilis. Inclusive, ela pode ajudar na redução do alargamento da próstata e miomas uterinos.

– Ajuda o sistema nervoso:

De acordo com estudos, o chá de noni ativa os receptores da serotonina no cérebro. A substância é eficiente na regulação do sono, tratamento de enxaquecas e até da depressão. A boa notícia, ainda, é que a fruta ajuda a aliviar os sintomas do Mal de Alzheimer e os tremores da doença de Parkinson, além de inibir os processos neurodegenerativos da tão temida esclerose múltipla.

Leia também: Chá Ayahuasca: Quais são os efeitos e benefícios? Ele faz mal?

Onde comprar o chá de noni?

Você pode encontrar o chá de noni nas lojas de produtos naturais, inclusive pela internet. Aqui no Brasil, você também pode encontrar a fruta nas variações suco e cápsulas.

Efeitos colaterais

Apesar de seus inúmeros e inegáveis benefícios, é importante ficar atento aos efeitos secundários que o consumo do chá de noni pode trazer. Equilibrar o consumo diário e procurar entender os sintomas, mesmo que leves, é essencial para não prejudicar a sua saúde.

Em caso de mal-estar, a suspensão do consumo é a atitude mais indicada a se tomar. Caso os efeitos indesejáveis não desapareçam, é recomendado procurar um médico.

Veja alguns dos efeitos colaterais do chá de noni:

– Arrotos
– Alergias cutâneas (com coceira e erupções)
– Diarreias
– Náuseas
– Gases

Contra-indicações

Antes de iniciar qualquer tratamento com o chá de noni, é fundamental ficar em alerta para as contra-indicações do produto natural. O consumo da bebida não é recomendado para alguns grupos de pessoas:

– Pacientes com insuficiência cardíaca:

A bebida não deve ser consumida por pessoas com problemas de coração e que tomem remédios anticoagulantes. Isso porque o noni pode apresentar efeito simultâneo com a medicação e prejudicar a saúde do paciente.

– Doentes renais:

Graças ao seu alto teor de potássio, o chá de noni não é indicado para pessoas com doenças renais ou que precisam controlar os níveis do nutriente no organismo.

– Gestantes e lactantes:

Quem está grávida ou amamentando deve procurar um médico antes de tomar o chá de noni. Os seus efeitos não são conhecidos neste grupo de pessoas e, sendo assim, é melhor evitar problemas.

– Pacientes com transplantes:

Se você passou por uma cirurgia de transplante recentemente, é recomendado evitar o consumo de noni. Como a fruta é capaz de aumentar a imunidade do organismo, pode haver o risco de uma rejeição do órgão transplantado.

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  • 103
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    103
    Shares