Chá de passiflora: flor do maracujá alivia o estresse

Já reparou como às vezes caímos em um círculo vicioso contendo estresse, alta ansiedade e insônia? Acontece com muita gente. Mas o chá de passiflora pode ajudar a mudar essa situação e retomar o controle.


A passiflora é a flor do fruto, e uma parte importante na diminuição da agitação e vários outros problemas. Isso porque ela contém substâncias que agem no sistema nervoso central e fazem um rearranjo nos neurotransmissores.

As flores do maracujá são ricas em flavonoides, saparinas e alcaloides e são úteis em casos de hipertensão, disfunções respiratórias e tensões musculares. Seus compostos atuam, inclusive, na produção de serotonina, que é o hormônio do bem-estar.

Os flavonoides oferecem diversos efeitos biológicos e farmacológicos. Entre eles, as funções antiviral, antibacteriana, vasodilatadora, anti-inflamatória e antialérgica – e redução do risco de doenças cardiovasculares, graças à sua atividade antioxidante.

As saparinas, por sua vez, têm ação direta no sistema nervoso central, auxiliando os neurotransmissores e promovendo a sensação de relaxamento.

Enquanto os alcaloides beta-carbolinas, encontrados na passiflora, são utilizados como tranquilizantes e auxiliam no tratamento da hipertensão.

Ao consumir o chá de passiflora, portanto, aproveitamos uma bebida levemente sedativa, com poder calmante, que combate distúrbios do sono, nervosismo, irritabilidade, problemas gastrointestinais provocados por condições emocionais, hiperatividade infantil e sintomas da depressão.

Pesquisas comprovam que uma das vantagens da passiflora enquanto calmante natural é que suas substâncias provocam efeito sedativo sem afetar a atividade elétrica do sistema nervoso central. Isso significa que a planta não causa dependência e nem altera a lucidez.

Orientações e advertências sobre a passiflora

A passiflora pode causar sonolência e distúrbios visuais, pois é um calmante, embora natural. Seu uso por gestantes, idosos e crianças deve ser feito sob orientação médica.

Pessoas com pressão baixa ou que estejam tomando medicamentos calmantes e sedativos devem evitar o consumo da flor de maracujá.

A passiflora pode diminuir o ritmo do coração e potencializar a ação dos remédios, aumentando o tempo de sono. Em alguns casos, podem acontecer vômito, náuseas, dor de cabeça, taquicardia; ou aumento da função anticoagulante por causa das cumarinas presentes no vegetal.

Receita de chá de passiflora

1. Coloque 200 ml de água em uma panela;
2. Leve ao fogo e espere ferver;
3. Desligue o fogo, adicione três colheres (chá) de flores de maracujá;
4. Abafe e espere descansar por 10 minutos.

O ideal é tomar o chá de passiflora duas horas antes de dormir.

Curiosidades

Passiflora é mais conhecida por seu fruto, o maracujá. Mas, na verdade, faz parte de um gênero botânico de aproximadamente 500 espécies de plantas, da família Passifloraceae. A maioria delas é trepadeira, porém, existem ainda os arbustos e, em menor quantidade, as herbáceas.

As espécies mais usadas em medicamentos fitoterápicos são a passiflora alata, ou maracujá doce, e a passiflora incarnata, conhecida por flor-da-paixão.

O território brasileiro abriga praticamente um terço de todas as espécies de passiflora. No entanto, apenas duas delas são comercializadas: P. edulis (nas versões amarela e roxa) e o P. alata (maracujá doce). Só o maracujá amarelo responde por cerca de 90% da nossa produção.

O maracujá é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Seu gosto azedo é perfeito para fazer sucos refrescantes, drinques exóticos e doces que precisam de um elemento para “quebrar” o sabor enjoativo.

Mas suas qualidades incluem vitaminas, antioxidantes, cálcio, fósforo, potássio, fibra solúvel e, claro, as características calmantes e sedativas.

Então, aproveite a dica de hoje e tome um chá de passiflora quentinho antes de deitar. Para intensificar seus efeitos, é só caprichar no banho morno, ler um bom livro e pronto… esperar para ter aquela noite de sono revigorante que todos nós precisamos e merecemos.

Até a próxima!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •