Chá de Rosas: beleza, delicadeza e aroma em prol da sua saúde

Ter rosas por perto é sempre um jeito de deixar o ambiente mais relaxante e agradável. E quando fazemos um bom chá de rosas, temos motivos extras para garantir nosso bem-estar. Veja hoje o que a bebida pode proporcionar.


Benefícios

As pétalas de rosas contêm vitamina C, um antioxidante natural capaz de minimizar os danos provocados pelos radicais livres e, ainda, o atrasar o envelhecimento celular.

Além disso, esta vitamina ajuda a deixar nosso sistema imunológico em perfeito funcionamento e auxilia na síntese do colágeno, fundamental para uma pele e cabelos saudáveis.

As rosas são ricas em polifenóis, incluindo o ácido gálico. Estes elementos favorecem a prevenção de doenças cardiovasculares e osteoporose.

Para as mulheres que sofrem todo mês com as cólicas menstruais, o chá de rosas tem tudo para ser uma boa alternativa natural, pois ajuda aliviar as dores e desconfortos típicos do período.

A dica é ingerir a bebida durante seis meses para observar melhores resultados neste sentido, além de menos estresse relacionado às cólicas comuns nos ciclos. Há indícios científicos de que o chá de rosas é capaz de favorecer o controle destes incômodos sem efeitos adversos.

As propriedades do chá de rosas são: depurativa, digestiva, calmante, adstringente, laxante e anti-inflamatória. O líquido pode ser útil no tratamento de inflamações nos rins, útero e olhos; prisão de ventre, ansiedade, tosse, nervosismo, bronquite e dor de garganta.

O chá de botão de rosa serve ainda para desinfetar ferimentos e limpar a pele. A bebida é feita com os botões desidratados ou pétalas in natura, resultando em aroma levemente frutado e suave.

Você pode fazer o chá de rosas de qualquer cor. Todas elas possuem antioxidantes.

No entanto, ao preparar a bebida com a rosa amarela, por exemplo, temos mais benefícios no combate ao nervosismo e no relaxamento muscular.

Portanto, é uma ótima sugestão para dores musculares e enxaquecas provocadas por estresse, entre outros problemas relacionados ao sistema nervoso.

Já a rosa branca é recomendada para tratar alergias, irritações, em especial as que afetam os olhos, como a conjuntivite.

Receita do chá de pétalas de rosas

1. Lave bem 10 pétalas;
2. Leve ao fogo uma chaleira com 1 litro de água e as pétalas;
3. Ferva durante 5 minutos;
4. Desligue o fogo e abafe a chaleira, deixando a bebida descansar;
5. Quando a temperatura estiver agradável para ser consumida, adoce o chá de rosas com mel ou açúcar.

O ideal é consumir a receita acima duas vezes ao dia, no máximo, de preferência à tarde ou à noite.

Para o chá de pétalas secas, use 1 ou 2 colheres (chá) de rosas para 1 xícara de água aquecida até chegar perto do ponto de fervura. Deixe a bebida em infusão por 3 minutos e pronto!

Outra maneira de fazer o chá com pétalas frescas é utilizar 2 xícaras delas, retirando a parte branca de sua base, que tem sabor amargo. Leve ao fogo as pétalas com 3 xícaras de água, deixe ferver por 5 minutos, coe, adoce a gosto e beba quando estiver na temperatura que desejar.

Lembrando que existem receitas aos montes na internet, muitas delas com variações grandes de uma para outra. Por isso, sempre é bom consultar um profissional que entenda do assunto antes de consumir os produtos naturais.

Sabia que o chá de pétalas também é empregado em compressas? A receita pode ser usada depois de esfriar, embebida em algodão e aplicada sobre a pele no local desejado por 15 minutos.

Se preferir, aproveite o líquido para lavar o rosto ou enxaguar o corpo na finalização do banho.

De resto, é só usufruir ao máximo destas belezuras que são símbolos de carinho, romance, amizade, sensualidade, delicadeza e muito mais.

Rosas são tão comuns em casamentos, aniversários, jantares, homenagens, festas diversas… e muita gente nem imagina que outras vantagens podem ser obtidas delas.

Para completar a experiência de relaxamento, conforto e saúde que o chá de rosas permite, é só providenciar uma essência de rosas e deixar o ambiente zen como nunca, principalmente se puder tomar aquele banho de pétalas digno de cinema.

Você merece!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •