Chá de salsa emagrece? Saiba os benefícios e como prepará-lo

Muita gente não sabe, mas a salsa (ou salsinha), aquele tempero utilizado na culinária em muitas casas para dar um sabor especial às comidas, e até mesmo para enfeitar os pratos mais tradicionais, também pode servir como um grande aliado no emagrecimento rápido e saudável.


A erva – originária do Mediterrâneo – é considerada um poderoso diurético e atua no combate à retenção líquida e ao inchaço nas pernas e barriga, fazendo com que a pessoa perca algumas medidas e fique com a silhueta bem definida.

Mas essa não é a única função da salsinha! Ela tem contribuído há mais de dois mil anos com seu poder medicinal para inúmeros benefícios à saúde. Quer saber quais? Continue lendo e entenda alguns dos efeitos no seu corpo.

cha-de-salsinha

Benefícios do chá de salsa

A bebida feita a partir da salsinha pode trazer diversos benefícios para o seu corpo. Dentre eles, nós listamos alguns:

– Combate ao câncer:

Devido à miristicina, um composto orgânico encontrado no óleo essencial da salsa, o chá da erva é considerado um importante agente na inibição de tumores cancerígenos. Por esta razão, especialistas têm indicado a salsinha até mesmo como um alimento “quimiopreventivo”.

– Poder anti-inflamatório:

O chá de salsa é rico em vitamina C e, juntamente com um composto chamado luteolina, se torna eficaz contra distúrbios inflamatórios. Se tomado regularmente, ele pode prevenir a osteoartrite – degeneração da cartilagem articular e osso subjacente – e a artrite reumatoide. Além disso, a celulite – causada por inflamações nas células – também vão embora!

– Ação antioxidante:

O chá possui substâncias desintoxicantes e atua na limpeza do organismo através da urina, eliminando bactérias e toxinas prejudiciais à saúde.

– Equilibra o sistema imunológico:

Graças às vitaminas A e C presentes na salsa, o chá da erva é essencial para aumentar a imunidade do organismo contra doenças. Enquanto a vitamina A é essencial na proteção de pontos de entrada do corpo, a vitamina C é eficiente em aumentar a capacidade do corpo de reparar feridas e manter ossos e dentes saudáveis.

– Combate doenças cardiovasculares:

O ácido fólico encontrado na salsinha é essencial para controlar os níveis da homocisteína – aminoácido que, em quantidades altas, pode acarretar doenças cardiovasculares, como derrame, ataque cardíaco e aterosclerose.

– Alívio do cansaço:

O chá de salsa é rico em vitamina C e ferro. Por isso, ele atua como excelente agente no combate à fadiga e à anemia.

– Poder rejuvenescedor:

Graças á clorofila presente em sua composição, o chá de salsa pode fazer muito bem aos cabelos, unhas e pele.

Chá de salsa emagrece mesmo?

Sim. Graças à sua propriedade diurética, a retenção líquida é reduzida e, conseqüentemente, os inchaços também. Ainda, por melhorar o funcionamento dos rins e fígado – órgãos responsáveis por eliminar toxinas do organismo – o chá de salsa promove uma melhor digestão e, assim, elimina gordura do corpo.

Leia também: Chá de Amaranto: Quais são os benefícios? Emagrece mesmo?

Como fazer?

Após lavar bem o maço de salsa, pique bem em uma quantidade equivalente a 2 colheres (sopa). Ferva a salsa em 500 ml de água filtrada, por um período de 5 cinco minutos.

Depois da fervura, deixe tampado por mais 10 minutos. Espere o chá ficar em uma temperatura morna e… pronto! Pode beber.

É recomendado o consumo do chá duas vezes ao dia, em um período máximo de duas semanas.

Foto: Toda Você/Reprodução

Foto: Toda Você/Reprodução

Malefícios do chá de salsa

Apesar de muito benéfico para a saúde, se tomado em excesso, o chá de salsa pode trazer algumas reações secundárias para o organismo, tais como:

– Alterações na menstruação:

A bebida estimula a menstruação. Portanto, aquelas mulheres que já têm o ciclo intenso devem evitar o consumo do chá.

– Baixa da pressão arterial:

Se consumido em excesso, o chá de salsinha pode baixar a pressão arterial e, por isso, não é indicado para pessoas com problemas de pressão baixa.

– Alergias:

Em alguns poucos casos, o chá pode causar reações alérgicas. Porém, o consumo de salsa costuma ser seguro para a maioria dos adultos.

Contra-indicações do chá de salsa

O consumo do chá de salsa é restritivo a alguns grupos de pessoas, como:

– Diabéticos:

Por diminuir os níveis de glicose no sangue, é preciso que as pessoas que sofrem com a diabetes tenham cautela ao tomar o chá de salsa, uma vez que há o risco de acarretar uma hipoglicemia.

– Gestantes:

Mulheres grávidas podem apresentar sangramentos ao consumir a bebida e provocar abortos.

– Doentes renais:

Apesar de sua ação anti-inflamatória, o chá não é indicado para pessoas com inflamações agudas internas. A bebida deve servir apenas para prevenir inflamações externas.

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •