Chá de sene: Serve pra quê? Ele realmente ajuda a emagrecer?

Todos os dias surgem no mercado de produtos naturais e emagrecedores um novo chá, uma nova erva, um novo suplemento que promete ser um “empurrãozinho” para aquelas pessoas que estão em busca da perda de peso. Porém, alguns deles já são velhos conhecidos da medicina alternativa, como o chá de sene, que possui benefícios comprovados. Nos tópicos a seguir vamos falar sobre as indicações, efeitos colaterais e como fazer o chá de sene. Continue lendo!


Para que serve o chá de sene?

Os benefícios do chá de sene estão relacionados ao sistema digestivo, ou seja, agem diretamente no estômago, intestino e demais órgãos que o compõe. Ele é tradicionalmente conhecido como um laxante natural, combatendo a prisão de ventre e ajudando na eliminação de gases.

Se você sofre desse mal, pode recorrer ao chá de sene com esse objetivo. Porém, os efeitos não surgem imediatamente, sendo necessário esperar até 10 horas para o intestino começar a funcionar. Isso acontece porque ele irrita as paredes do intestino, fazendo-o trabalhar mais e acelerar o processo de expulsão das fezes. Além disso, ele inibe a absorção de água pelo organismo, fazendo com que o bolo fecal esteja mais úmido e mais fácil de ser eliminado.

sene

E o chá de sene realmente emagrece?

Sim! Além de agir contra a prisão de ventre, algumas pesquisas comprovaram que o sene é capaz de evitar a absorção de gordura. Porém, não adianta tomar o chá de sene sem seguir uma dieta de baixas calorias e praticar atividades físicas, ou seja, o chá funciona apenas como um auxílio no emagrecimento.

Se você não é adepta aos chás, já existem no mercado cápsulas de sene, e que mantém os mesmos benefícios da planta in natura.

Existem efeitos colaterais? Faz mal?

chá-de-sene

Assim como qualquer outro chá medicinal, o chá de sene também possui efeitos colaterais, podendo causar grandes transtornos para a saúde. Como dissemos anteriormente, a bebida causa uma irritação na mucosa intestinal, e se ele for consumido em grandes quantidades e por um período muito prolongado, ele pode causar fortes cólicas e vômito. Por esse motivo ele só deve ser usado em momentos emergenciais.

Além disso, ele não deve ser tomado por crianças, idosos, mulheres grávidas ou em fase de amamentação ou em período menstrual. Também devem evitar o chá de sene pessoas que sofrem com problemas intestinais.

Como fazer e como tomar o chá de sene?

O preparo do chá de sene é semelhante ao de outros chás, bastando colocar cerca de uma colher de sopa do sene seco em 200ml de água fervida. Em seguida, deixe em infusão por 30 minutos, coe, adoce e beba imediatamente. Não é recomendado guardar grandes quantidades do chá, já que ele pode perder as suas propriedades e benefícios.

A recomendação é que você beba uma xícara do chá de sene antes de dormir para que você perceba os seus efeitos no dia seguinte.
Por hoje é isso, pessoal! Continue nos acompanhando para receber mais dicas de saúde, beleza e emagrecimento!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  • 27
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
    28
    Shares