Chá de xaxim é usado contra asma e outras doenças respiratórias

Os chás nos aquecem nos dias mais frios e, quando são terapêuticos, aliviam desconfortos e combatem doenças. O chá de xaxim é um deles. Da família da samambaia, a erva é indicada para tratar asma e bronquite. Enquanto seu uso tópico serve para caspa, micose e psoríase.

E mais: é útil para tratar gripe, rinite, sinusite, diabetes e pressão alta; inibe doenças alérgicas e inflamatórias do aparelho respiratório; promove desbloqueio das vias respiratórias (inferiores e superiores); tem poder vasodilatador; ações cicatrizante, analgésica e antibiótica.

O chá de xaxim é, ainda, antioxidante, embora os melhores resultados terapêuticos tenham sido observados, segundo relatos, em alergias, gripes, bronquite, rinite, asma e sinusite.

Os estudos sobre o xaxim vêm sendo realizados há cerca de 16 anos, de acordo com regras dos Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e Agricultura. Suas folhas são escolhidas antes de serem coletadas. O que é feito, em geral, com normas de manejo, para evitar impacto ambiental.

Chá de xaxim

Um dos produtos resultantes de tais normas é conhecido como Asmazol Chá. Para sua produção, existe todo um processo rígido acompanhado por profissionais de várias áreas, da logística à saúde, passando pelo transporte, indústria e manuseio.

Ele tem o xaxim em sua composição e é recomendado normalmente para pessoas com dificuldades respiratórias em geral, principalmente a asma.

Modo de preparo do chá de xaxim com Asmazol

  1. Ferva 200 ml de água e coloque o líquido sobre uma colher de sopa de Asmazol Chá
  2. Deixe repousar durante 15 ou 20 minutos
  3. Beba o chá morno, de três a cinco vezes ao dia*

*Segundo relatos, os melhores resultados foram obtidos nestas condições

Um pouco da história do xaxim no Brasil, e seu uso contra asma

O interesse do uso do xaxim na luta contra a asma tem incentivado pesquisas sobre a planta no sentido de desenvolver fitoterápicos capazes de inibir a doença.

Geralmente, os estudos contam com apoio de universidades federais e precisam atender a diversos requisitos para serem levadas em diante, além de conservar o viés ecológico.

Afinal, o xaxim está em risco de extinção e seu corte nativo é proibido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

É o caso da produção de mudas de xaxim pelo processo de micropropagação em laboratório e germinação dos esporos, conduzida em parceria entre diversos departamentos da Universidade Federal do Paraná.

Ou seja, é preciso manter o foco nas pesquisas incluindo projeto ambiental e científico.

Em relação ao xaxim, depois de criado um protocolo-padrão para a produção de novos remédios por meio de plantas, chegou-se ao extrato bruto de sua folha.

E os estudos prosseguem… O que vale também para a tentativa de isolar uma fração ativa, isto é, separar somente o que interessa à farmacologia e, por consequência, reduzir o preço do produto final. A intenção da pesquisa é chegar ao medicamento que está sendo chamado de Asmazol.

O produto já é comercializado no Brasil desde 2006. E, pelo que percebi nas pesquisas na internet, ainda continua em desenvolvimento.

Entenda melhor a asma e a importância do xaxim contra ela

O chá de xaxim tem se mostrado eficaz contra uma doença que atinge cerca de 20% dos brasileiros, de acordo com o International Study for Asthma and Allergies in Childhood, dos Estados Unidos, mencionado na página do Ministério da Saúde na internet.

A asma é caracterizada pela inflamação crônica das vias aéreas inferiores. Suas causas ainda não estão
completamente esclarecidas. Mas o problema afeta a qualidade de vida, uma vez que reduz a capacidade de respirar e, portanto, provoca contratempos significativos.

Cerca de 350 mil pessoas são internadas só no SUS anualmente em função da asma.

No que diz respeito ao chá de xaxim e outros com finalidade terapêutica, é sempre bom comemorar avanços e descobertas que possam reverter desconfortos e óbitos. Mas não deixe de consultar um especialista antes de começar qualquer tratamento.

Os chás jamais devem substituir as prescrições médicas. E mais: adquira ervas em lojas especializadas para evitar problemas.

Cuide-se! E até breve….

Recomendados para você: