Conheça os benefícios do Chá-preto para a saúde e forma física

A planta Camellia sinensis dá origem a vários tipos de chás, inclusive o preto. Geralmente, o Chá-preto tem mais sabor e cafeína que os demais. Mas não é só isso! Hoje, você vai conhecer um pouco melhor essa bebida. E entender de que maneira ela contribui com nosso bem-estar.

Saúde cardiovascular: o Chá-preto é rico em antioxidantes, como os flavonoides, que atuam contra a oxidação do colesterol ruim, o LDL. Ou seja, ajudam a prevenir danos na corrente sanguínea e nas artérias, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Além disso, os flavonoides também estariam ligados à capacidade de melhorar a vasodilatação coronária, minimizando a formação de coágulos.

beneficios-do-cha-preto

Já o manganês encontrado no Chá-preto auxilia a função do músculo cardíaco.

Prevenção do câncer: o Chá-preto contém polifenóis, importantes no combate aos potenciais agentes cancerígenos, principalmente nos tumores de ovário, próstata, pulmão, bexiga e cólon-retal.

Pesquisas mostram ainda que a bebida pode auxiliar na prevenção de câncer no estômago e mama.

Uma substância do Chá-preto, o TF-2 estaria envolvido na morte das células cancerígenas (apoptose), preservando as células sadias.

E ainda: estudo sobre o câncer de boca revelou que a ingestão da bebida pode reduzir de maneira significativa o risco da doença nessa área, principalmente entre os fumantes.

Pele: os antioxidantes contidos no Chá-preto colaboram com a saúde e beleza da cútis, mantendo-a limpa e evitando que as desagradáveis acnes se instalem.

Em algumas situações, a bebida tem se mostrado tão eficiente quanto o peróxido de benzoíla, utilizado em produtos para a pele.

Aparelho digestivo: doenças gástricas e intestinais podem ser tratadas com auxílio do Chá-preto graças aos taninos presentes em sua composição. Tudo porque essas substâncias ajudam a reduzir a atividade intestinal e proporcionam um efeito antidiarreico.

Já os polifenois do Chá-preto têm demonstrado boa atuação sobre inflamações no órgão provocadas em quadros de síndrome do intestino irritável.

Cérebro e sistema nervoso: o Chá-preto traz cafeína – o que promove o fluxo de sangue no cérebro.

Outro benefício da cafeína do Chá-preto é a melhora da concentração, do foco e da memória, graças ao aminoácido L-teanina.

Fora isso, a bebida é associada também à redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, além de contribuir na prevenção do mal de Parkinson e outras doenças degenerativas.

Imunidade: por ser rico em taninos, o Chá-preto tem demonstrado por meio de estudos ser capaz de combater vírus, como os da gripe e da hepatite. Além disso, ajuda a aumentar a resposta imune do organismo.

Emagrecimento: a cafeína contida no Chá-preto potencializa a queima de gorduras e, portanto, a redução de medidas. Veja outras opções de chá para secar barriga aqui.

Chá-preto: disposição, bem-estar e beleza

cha-pretoO Chá-preto é produzido com as folhas mais velhas e é submetido à maior fermentação que os demais. Por essa razão, oferece menos antioxidantes e mais cafeína, contribuindo para a perda de peso por sua ação termogênica.

E tem mais: o Chá-preto ajuda na perda de peso porque contém catequinas (tipos de polifenois), que auxiliam na redução de apetite e de gorduras.

É importante lembrar que a bebida contribui com o emagrecimento se a pessoa também tiver uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas. Fica a dica!

Consumida com moderação, a cafeína diminui a sensação de fadiga e sonolência, isto é, contém propriedades excitantes, e estimula o cérebro.

A digestão e o coração também saem ganhando com o consumo equilibrado da cafeína, pois ela eleva a síntese de ácidos digestivos e aumenta a irrigação coronária.

Agora que você tem razões de sobra para aderir ao Chá-preto, que tal aquecer bons momentos com uma bebida saudável?

Até breve!

Recomendados para você: