Chá vermelho: Quais os benefícios? Emagrece mesmo? Como fazer?

Os chás já fazem parte do cardápio de muitos brasileiros, graças ao seus sabores característicos e também graças as suas propriedades medicinais. Exemplo disso é o chá vermelho, bebida que tem virado mania entre as pessoas adeptas de uma vida mais saudável. Vamos falar mais sobre ele a seguir, seus benefícios e como prepará-lo da maneira correta. Continue lendo!

Benefícios do chá vermelho

O chá vermelho é preparado com a planta Camellia sinensis, originária da América do Sul e seu sabor é bastante agradável, adocicado e não amarga. Além dos seus benefícios para a perda de peso, ele também é frequentemente usado no tratamento de cólicas menstruais e tem ação anti inflamatória.

Trata-se de uma bebida rica em vitamina C, K, B1 e B2, polifenóis e flavonoides (os famosos antioxidantes!) e por esse motivo ele é conhecido como o chá da beleza.

Chá vermelho

Listamos a seguir os 8 benefícios do chá vermelho:

  1. Aceleração do metabolismo, o que te faz queimar mais calorias, graças a presença de cafeína
  2. Diminui retenção de líquidos e consequentemente o inchaço, causando um efeito “detox”
  3. Protege o sistema nervoso e o sistema cardiovascular
  4. Protege as células do corpo
  5. Possui efeito antioxidante, o que evita o envelhecimento precoce das células
  6. Promove uma digestão mais eficiente
  7. Tira a fome
  8. Possui ação antidepressiva

E o chá vermelho emagrece mesmo?

Sim! Não se trata apenas de especulação! O chá vermelho comprovadamente pode auxilar na dieta e ajudar as pessoas a perderem peso. Isso se dá principalmente por causa da presença de cafeína sua composição, um termogênico natural e já consagrado no mundo fitness.

Além disso, ele é uma bebida com baixíssimas calorias, podendo ser consumida em altas quantidades sem interferir na dieta, e por esse motivo ele é comumente substituído pelo café e outras bebidas em um cardápio para emagrecimento.

Porém, fica um alerta: O chá vermelho não deve ser adoçado com açúcar, já que isso aumenta consideravelmente o seu número de calorias.

Mas é preciso ficar claro que o chá vermelho, sozinho, não faz milagre! Você precisa seguir uma dieta de baixas calorias e praticar atividades físicas com regularidade, pelo menos três vezes por semana.

beneficios-cha-vermelho

Como fazer e onde comprar

O chá vermelho pode ser comprado em lojas de produtos naturais, na forma seca, e ele pode ser bebido gelado ou quente, de acordo com a sua preferência.

Para prepará-lo basta ferver uma xícara de água, e assim que levantar fervura, acrescentar uma colher do chá desidratado. Em seguida desligue, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Depois é só coar e tomar imediatamente.

Se você preferir consumir o chá vermelho gelado, é só acrescentar bastante gelo. Para que ele fique ainda mais saboroso, a dica é colocar também o suco de meio limão depois que o chá já estiver gelado. Fica bem refrescante.

Você já toma o chá vermelho? Conte pra gente nos comentários os benefícios que você já observou!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    221
    Shares