5 chás medicinais que fazem muito bem para a sua saúde!

Algumas plantas possuem a capacidade de evitar e tratar doenças e aliviar os seus sintomas, ou seja, propriedades medicinais. Uma das formas mais comuns de consumi-las é na forma de chá, as chamadas “ervas que curam”. Pensando nisto, no post de hoje vamos falar sobre os principais chás medicinais, seus benefícios, indicações e como fazê-los.

Benefícios dos chás medicinais

Os benefícios de determinado chá vão depender das propriedades da planta que ele for feito, mas é importante ficar claro que em todos os casos, os chás não substituem um tratamento médico e especializado. Porém, suas vantagens são comprovadas, sobretudo se os chás forem tomados com frequência. Dê preferência para os chás preparados com ervas frescas!

Outra dica é sempre tomar o chá imediatamente depois que ele for preparado, porque só assim ele preserva todas as suas qualidades. Além disso, evite usar açúcar no chá, já que isso aumenta o número de calorias da bebida. Se o sabor não for agradável, o ideal é adoçar com mel, que é menos prejudicial.

chas-medicinais

A seguir vamos detalhar um pouco mais a propriedades de cada chá.

Chá de carqueja: Apesar de ser extremamente amargo, o chá de carqueja possui muitos benefícios principalmente para o sistema digestivo. Ele age como diurético e laxante e por isso é muito utilizado por homens e mulheres que desejam perder peso. Diabéticos também podem se beneficiar dele. Mas, atenção! Se tomado em grandes quantidades, pode ocorrer queda de pressão.

Chá de hibisco: O chá de hibisco também está entre os chás aliados da boa forma e emagrecimento graças ao seu poder de acelerar o metabolismo e queimar gordura mais rapidamente. Além disso, ele também age como diurético e laxante, baixando os níveis de colesterol e glicose no sangue. Porém, o chá de hibisco não é indicado para pessoas hipertensas.

Chá mate: O chá mate é figurinha carimbada na mesa dos gaúchos, porém essa erva é consumida em todo Brasil. Trata-se de uma bebida rica antioxidantes – prevenindo o envelhecimento das células – e que também auxilia na redução do colesterol e da glicemia. Mas fica o alerta: O chá mate possui cafeína e não deve ser tomado em grandes quantidades por pessoas hipertensas e que tem dificuldade para dormir. Além disso, não é recomendado tomá-lo a noite.

Chá de camomila: Se o chá mate pode atrapalhar o sono, o chá de camomila é ideal para as pessoas que estão em busca de noites mais tranquilas. Trata-se de uma bebida calmante, que pode ser tomada antes de dormir, e ainda contribui para curar resfriados, gripes, sinusites e cólicas menstruais.

Veja receitas aqui: http://46.101.178.151/cha-de-camomila/

Chá de hortelã: O chá de hortelã é um amigo do sistema digestivo e é amplamente usado para tratar enjoos, indigestão e náuseas. Ele também age no tratamento de asma e de casos leves de estresse, já que também possui propriedades calmantes. Porém, quem possui doenças de rins deve evitar tomar o chá de hortelã em excesso.

E você? Já tomou alguns desses chás? Percebeu os seus benefícios? Conte pra gente nos comentários!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •