3 chás recomendados para dor no estômago

Quem nunca teve uma dor de estômago, não é mesmo? Elas podem ter diversas causas, como os gases, uma gastrite, um alimento que fez mal ou em casos mais graves, as dores podem ser causadas por úlceras ou pela presença de bactérias, como a H. Pylori. A boa notícia é que, na maioria dos casos, as dores podem ser aliviadas com chás e eles podem ser aliados nos tratamentos com medicamentos. Vamos listar a seguir alguns chás recomendados para dor no estômago. Continue lendo!


cha-de-hortela-dor-no-estamago

Chá de hortelã

Talvez esse seja o chá mais usado no tratamento de dores e irritações estomacais, principalmente porque o hortelã é uma planta encontrada em todas as regiões do Brasil e possui sabor muito agradável. Além de tratar doenças do estômago, agindo contra náuseas, vômitos e diarreia ele também possui propriedades calmantes, podendo ser tomado inclusive a noite.

Para preparar o chá de hortelã basta selecionar algumas folhas da planta e lavá-las. Em seguida ferva uma xícara de água e deixe as folhas em infusão por cerca de 10 minutos. Não há necessidade de ferver as folhas. Depois é só coar, adoçar e beber.

Você pode tomar até três xícaras por dia, sendo que o melhor horário é após as refeições.

cha-de-alface-dor-de-estamago

Chá de alface

Não se assuste! Além de ser presença garantida nas saladas, o alface também pode ser usado no preparo de chás que curam e tratam as dores no estômago. Isso porque ele age como antiácido, prevenindo a queimação e azia, sobretudo depois de comer alimentos muito gordurosos e pesados.

O primeiro passo para preparar o chá de alface é conhecer a sua origem, já que é recomendado que o alface não seja cultivado com o uso de agrotóxicos. Em seguida você deve lavá-lo com cuidado, e separar as melhores folhas. Ferva um litro de água, desligue e acrescente as folhas de um pé de alface, deixando em infusão por aproximadamente 10 minutos. Depois é só coar e beber. O sabor é bem suave e geralmente não precisa ser adoçado. Lembrando que não é indicado guardar o chá por mais de um dia.

Você pode consumir o chá de alface por até três vezes ao dia, preferencialmente em jejum.

cha-de-gengibre

Chá de gengibre

Se você ainda não colocou o gengibre em sua alimentação, precisa conhecer os seus benefícios. É um poderoso anti inflamatório, possui propriedades antioxidantes e é termogênico. No caso das dores de estômago, ele proporciona uma digestão melhor e trata as doenças inflamatórias relacionados a esse sistema.

O preparo do chá de gengibre é muito simples, bastando descascar alguns pedaços, ralar e acrescentar a raiz em água fervida. Não é recomendado ferver o gengibre. Depois é só coar e adoçar a gosto. Se você achar o sabor muito desagradável, pode adicionar algumas rodelas de laranja, também sem levar ao fogo.

Assim como as receitas anteriores, não é recomendado armazenar o chá de gengibre. Ou seja, faça e beba imediatamente.

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •