Chás para dormir: 10 ervas para você pegar no sono mais rápido

Adormecer pode ser uma tarefa complicada para muita gente. Mas a natureza está cheia de opções interessantes que ajudam a descansar o corpo e a mente sem os desagradáveis efeitos colaterais dos medicamentos convencionais. São os chás para dormir.

1. Alface – nem todo mundo conhece essa característica, mas o fato é que o chá de alface possui propriedades soníferas e calmantes, além de ação diurética. Deixe as folhas de alface em infusão por 10 minutos; coe e beba antes de ir para a cama.

2. Camomila – um dos chás para dormir mais famosos e eficazes na melhora da qualidade do sono, entre outros benefícios.

É calmante, relaxante, promove uma boa noite de sono e ainda reduz dores musculares, gripe, cólica menstrual e dos bebês; inflamações e problemas de digestão. É vendido em práticos sachês para colocar em infusão e consumir um pouco antes de dormir.

Chá de camolila para dormir

3. Capim-limão – faz tempo que é um aliado no combate à insônia. E serve também para baixar febre, aliviar dor de cabeça, cólicas menstruais, ansiedade e depressão. Deixe o capim-limão em infusão e beba próximo do horário de deitar.

4. Erva-cidreira – o chá de erva cidreira (ou melissa) é outro excelente chá para dormir. Auxilia o organismo na condução ao sono, age contra dores de cabeça, acne, celulite, gripe, resfriado, problemas gástricos, alergias etc. Faça uma infusão com as folhas da cidreira minutos antes de deitar, diariamente.

5. Erva-de-são-joão – é calmante, ajuda a combater depressão e insônia; auxilia no tratamento de problemas nos intestinos e na eliminação de vermes e bactérias. Esse chá para dormir precisa ser feito com as folhas secas da erva em infusão durante 10 minutos para melhor resultado. E, a exemplo das demais, a bebida deve ser ingerida momentos antes de dormir.

6. Kava – a ciência continua estudando – e comprovando – os poderes antiansiolíticos da kava. É fundamental, no entanto, adquirir a erva de boa qualidade, em locais confiáveis, para que seja pura e faça de fato o efeito esperado. Algumas versões vendidas em supermercados, por exemplo, não são concentradas o suficiente.

7. Lavanda – proporciona sensação de relaxamento, alivia o estresse e permite uma noite de sono mais eficaz. É outro que serve ainda para reduzir dor de cabeça, febre, distúrbios digestivos e respiratórios. O ideal é tomar uma xícara do chá de lavanda antes de dormir todos os dias.

8. Maracujá – a fruta e o chá são conhecidos por seu efeito calmante. Sem contar que ajudam a emagrecer, porque reduz inchaço corporal. Para fazer o chá de maracujá, use as folhas em infusão perto da hora de deitar.

9. Passiflora – é útil contra insônia e ansiedade; depressão, mal de Parkinson, falta de concentração, hiperatividade. O chá de passiflora é analgésico e, ainda, aliado contra infecções causadas por fungos. Faça a infusão das folhas secas da passiflora deixando descansar por 10 minutos. Coe e beba três vezes ao dia.

10. Tilo – para completar a lista de chás para dormir, o tilo, um dos mais conhecidos remédios naturais com propriedades relaxante e tranquilizante. Em praticamente todo supermercado, é possível encontrar o tilo. Lojas de produtos naturais também comercializam o produto, que é vasodilatador.

Uma xícara de chá de tilo antes de dormir promove o relaxamento e permite o merecido repouso que todos nós precisamos para as funções do organismo funcionarem bem. Você pode ingerir, no máximo, quatro xícaras por dia, em horários diferentes. Abusar do tilo pode provocar intoxicação.

Fico na torcida para que esta lista com 10 chás para dormir possa, de alguma maneira, melhorar sua qualidade de vida. Quando não dormimos bem, nossas funções corporais e mentais ficam prejudicadas, e as doenças surgem mais rapidamente.

Bons sonhos! E até mais!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •