Chás para espinhas: sua pele mais bonita e saudável

Acne dá um aspecto ruim à pele e, em muitos casos, dói e deixa marcas. Que sofre com ela entende o abalo que às vezes causa na autoestima. Mas sabia que existe chá para tudo, inclusive os chás para espinhas? Veja os principais:


Alecrim

combate a vermelhidão da pele e inibe o aparecimento de mais acne. A erva costuma ser eficiente no combate aos cravos também.

Para fazer o chá de alecrim, ferva 1 xícara de chá de água, retire do fogo e acrescente 1 colher de sopa de alecrim seco. Abafe por 10 minutos, coe e aplique o chá na área afetada com auxílio de algodão.

Se sobrar, o preparo pode ser aproveitado por até 48 horas, mantido em geladeira. Depois, faça novo chá.

Chás para espinhas

Bardana

Coloque meio litro de água com 2 colheres de sopa de raiz de bardana picada em um recipiente. Deixe a mistura repousar por mais ou menos seis horas.

Leve ao fogo e deixe ferver durante um minuto apenas. Coe, espere esfriar ou amornar e lave o rosto com o chá de bardana no mínimo três vezes por dia.

Outra opção é utilizar um chumaço de algodão para aplicar a receita somente nas espinhas inflamadas.

Chá-verde

Pesquisas recentes atestam que o chá-verde inibe a ação da bactéria que causa acne. Por isso, compressas do chá gelado na pele ajudam a reverter o problema.

Faça o chá assim: ferva um litro de água, despeje-o em um recipiente com 10 gramas das folhas de chá-verde ou três sachês. Aguarde a infusão descansar por 20 minutos. Aplique o chá nas áreas mais prejudicadas pelas espinhas.

Viu como o best friend do emagrecimento pode ser mais versátil do que imaginamos?

E o melhor é que, ao ser empregado no combate à acne, não deixa a pele ressecada. Graças ao seu poder de neutralizar os efeitos dos microrganismos, uma vez que é rico em antioxidantes e polifenóis.

Uma verdadeira maravilha da natureza que vem ganhando cada vez mais fãs de uma vida saudável. É interessante lembrar também que ele pode curar feridas internas. Portanto, com os machucados externos consequentes da acne não seria diferente, concorda?

Folha da goiabeira

Serve tanto para cravos quanto para espinhas. Ferva uma xícara de água e desligue o fogo; jogue uma colher de sopa das folhas da goiabeira secas e picadas (aquelas que ficam perto da fruta).

Tampe e aguarde 10 minutos. Coe o chá, espere esfriar e passe-o nas partes com mais acne utilizando algodão.

E ainda não acabou!

Alguns chás possuem propriedades que ajudam o fígado, rins e intestinos a funcionar melhor. Com isso, combatem as impurezas presentes no sangue, que favorecem o surgimento de espinhas.

Receita de chá de dente-de-leão, bardana seca e flor de trevo-vermelho

Ingredientes

• Água (700 ml)
• Raiz de bardana seca (2 colheres de sopa)
• Dente-de-leão (2 colheres de sopa)
• Flor de trevo-vermelho (2 colheres de sopa)

Como fazer

  1. Coloque os três primeiros ingredientes em uma panela e ferva por cerca de 10 minutos
  2. Desligue o fogo e, depois de o líquido ficar morno, acrescente a última erva
  3. Espere repousar por cinco minutos
  4. Coe e beba logo em seguida

A recomendação neste caso é de três a quatro xícaras de chá por dia. Ele promove a limpeza de dentro para fora. Entretanto, sua ação requer cuidados com a alimentação, evitando o consumo de produtos industrializados, cheios de gordura e açúcar.

Ah! Limpeza diária adequada da pele também conta! E pessoas com tendência a cravos e espinhas precisam de sabonetes e loções apropriadas ao tipo de pele, geralmente mista ou oleosa. Consulte seu dermatologista e tire todas as dúvidas…

Cuide-se, e até breve!

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •