Chás para gastrite: conheça os mais indicados e receitas

A gastrite é uma infecção na camada que reveste o estômago. Ela causa dor, mas tem tratamento. Na maioria das vezes, com remédio prescrito pelo médico e mudanças na alimentação. Existem, ainda, os chás para gastrite, que podem auxiliar no controle ou cura da doença.

Para chegar ao diagnóstico da gastrite, além dos sintomas, é preciso analisar o estômago por meio da endoscopia. Confirmada a doença, é hora de começar o tratamento. Se você gosta de contar com ajuda da natureza neste sentido e tem ok do médico para aproveitar os chás para gastrite, anote aí algumas dicas…

Um dos mais requisitados para combater a gastrite é o chá de espinheira-santa.

Receita de chá para gastrite de espinheira-santa

Chás para gastrite

  1. Pique algumas folhas de espinheira-santa até obter a medida de 1 colher de sobremesa
  2. Ferva 1 xícara de chá de água
  3. Coloque a erva na água e tampe
  4. Deixe abafado por 10 minutos, coe e tome o chá sem adoçar

As folhas de espinheira-santa você encontra em lojas de ervas ou feiras livres.

Em geral, a recomendação é beber o chá de espinheira-santa duas vezes ao dia, antes das principais refeições.

Receita de chá para gastrite de parietária

  1. Ferva 1 litro de água com 40 gramas de folhas de parietária
  2. Tampe o recipiente, deixando a infusão descansar por 18 minutos
  3. Coe e beba o chá

O chá de parietária ajuda a reduzir os sintomas da gastrite e auxilia no tratamento da doença.

Além dele, os chás de acelga, camomila, aroeira e de batata também são indicados para combater o problema e/ou desconfortos provocados por ele. E muitas das receitas destes chás você encontra aqui mesmo no site. Fora que existem diversas versões de cada um deles…

Para fazer o chá de camomila, por exemplo, ferva a medida de 1 xícara de chá de água com 1 colher de sopa de flor de camomila. Depois de esfriar um pouco, coe e adoce suavemente, se preferir. Não precisa tomar o chá todo de uma vez. De gole em gole, ao longo do dia, também serve!

Entendendo melhor a gastrite e como tratar a enfermidade com chás

A gastrite pode ser caracterizada também por uma inflamação no revestimento do estômago, seja por ação de vírus ou bactérias. A pessoa que sofre de gastrite pode ter crises que vêm e vão ou apresentar os sintomas de forma prolongada – é a chamada gastrite crônica.

A doença é muito comum entre usuários de drogas ou bebidas alcoólicas; gente que sofre de enfermidades autoimunes ou que excede no uso de analgésicos. Outros fatores de risco são a idade e o estresse.

As soluções naturais, como os chás para gastrite, podem acabar sendo as mais indicadas em certos casos, principalmente quando se quer evitar o uso de mais medicamentos.

É claro que tudo depende do consentimento e acompanhamento do médico. Fazer automedicação, inclusive com plantas, pode ser perigoso, além de não fazer efeito algum, na melhor das hipóteses.

Apesar de nem sempre curar a doença, um chá é capaz de aliviar incômodos como a dor.

No caso da gastrite nervosa, as bebidas calmantes são bem-vindas e, de quebra, ainda podem fazer parte da lista de chás para gastrite.

É o caso do chá de camomila, que também diminui os sintomas porque favorece a digestão.

Outra boa opção é o chá de valeriana, mas a planta é mais difícil de encontrar.

Caso você sofra de gastrite e refluxo ao mesmo tempo, o chá de gengibre é recomendado, apesar de serem doenças distintas. Então, basta cozinhar uma colher de chá de gengibre em 1 copo de água. Espere esfriar um pouco, coe e beba sem adoçar. Grávidas e hipertensos não devem consumir o chá de gengibre.

Espero que os chás para gastrite possam ajudar você ou, quem sabe, um amigo, a ter melhor qualidade de vida e saúde!

Até a próxima!

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares