Chá com Leite: xícaras de cultura, tradição e história

Chá de camomila com leite, receita de chá com leite, chá-verde com leite, como fazer chá com leite, chá com leite condensado e chá inglês. O que não falta na internet é tema ligado a essa combinação com cheirinho de realeza britânica.

Para dar um sabor especial ao seu conhecimento (e prática), hoje, você vai aprender mais sobre Chá com Leite.

Cerca de 60 bilhões de xícaras de chá são consumidas todo ano na Inglaterra. O que muita gente não sabe é que a bebida foi introduzida no país por uma portuguesa, e que o cup of tea é produzido a partir da mesma planta do chá-verde, a Camellia sinensis.

E aconteceu assim: no início de 1600, quando a Europa praticamente toda tomava chá, a Inglaterra ainda tinha como bebida oficial a mais antiga forma de fermentação: a cerveja.

Diz a “lenda”, que o chá acabou chegando por lá graças ao casamento (arranjado) do Príncipe Charles II com a Princesa portuguesa Catarina de Bragança.

Apesar dessa união não ter sido bem-sucedida, Catarina teria ajudado a popularizar o chá na corte britânica. Ela estabeleceu o 5 o’clock tea, ou “Chá das Cinco”, que tomava diariamente, e mais tarde ficaria famoso no mundo inteiro.

Porém, embora a bebida seja célebre por sua associação à Inglaterra, a história do chá começou mesmo foi na China, por volta de 2700 a.C. Dizem que o imperador chinês Chen Nung descobriu a bebida por acaso, depois que folhas da Camellia sinensis caíram acidentalmente em seu bule.

Os monges budistas teriam levado o chá da China para o Japão. E, tempos depois, já em 1500, a bebida seria introduzida na Europa por missionários portugueses.

Depois disso, seu consumo ganhou impulso com o desenvolvimento de rota comercial de navios da Terra do Sol Nascente para o continente europeu. E toneladas e mais toneladas de chá eram transportadas.

Saiba como preparar típico Chá com Leite Inglês

E, quem diria, não foi nenhum monarca quem aperfeiçoou a receita. Foi um engenheiro químico da Universidade de Loughboroug, Dr. Andrew Stapley, que analisou combinações e chegou ao que chamou de uma xícara de chá perfeita, com as seguintes características:

Uma colher de chá. É a quantidade ideal de folhas recomendada para uma xícara.

Não use água fervente, jamais. Para obter o sabor sem queimar as folhas, 92 graus são suficientes.

Quanto ao leite, em temperaturas altas suas proteínas começam a se desenrolar e a se agrupar – o que altera o sabor do chá. Por isso, coloque leite fresco no fundo da xícara para, em seguida, adicionar o leite quente.

Dessa forma, o leite vai esfriar o chá, em vez de o chá aumentar a temperatura do leite.

Adição de açúcar é opcional, mas se for o caso, ele deve ser branco. Aqui vale uma dica: o açúcar age moderando a adstringência natural de chá.

O estudioso Stapley levou três anos de aulas e conferências sobre essa verdadeira instituição britânica para concluir que colocar o leite antes deixa o gosto do chá melhor.

Receita oficial do Chá das Cinco

Tudo bem que cada um tem seus truques, jeitos próprios de fazer um chazinho. E até mesmo de “estudar” o tema, como você viu nos parágrafos acima.

Mas quando a conversa é sobre o Chá das Cinco, sabia que existe um padrão oficial, definido pelo Instituto Britânico de Pesos e Medidas?

O órgão criou o “Método para Preparo de uma Infusão de Chá para Uso em Testes Gustativos”, mais conhecido pela sigla BS 6008, estabelecida para todos os “British Standards”. E esse padrão não sofre alterações desde 1980.

Veja o que ele diz, de forma resumida:

Para fazer o Chá com Leite inglês, use 2 gramas (cerca de 2%) de chá e 1,75 ml de leite a cada 100 ml de água.

Primeiro passo: coloque a água na chaleira, deixando de 4 a 6 milímetros de espaço entre a superfície do líquido e a tampa.

Quando a água ferver, jogue o chá dentro, tampe a chaleira e deixe-o cozinhar, por seis minutos – nem mais nem menos.

A xícara deve ser aquecida antes de receber o chá; e o leite é colocado por cima da infusão já pronta.

Bem, caro leitor, no último passo você certamente notou a divergência entre a receita oficial do Chá com Leite britânico e a forma de preparo do pesquisador Andrew Stapley, citada linhas acima. E o assunto rende, viu?

O escritor George Orwell, por exemplo, se estivesse vivo, não gostaria nem um pouco dessa versão, digamos, científica. É que Orwell costumava alimentar três ódios: ao totalitarismo político, ao fascismo e aos que colocavam leite na xícara antes do chá.

Curiosidades e desavenças à parte, e você, que tal experimentar as duas maneiras de preparar o Chá com Leite e dar sua opinião?

Estou esperando… Até breve!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *