Chá de açafrão é antioxidante, digestivo e pode combater câncer

O açafrão é o ingrediente que dá a cor amarela marcante de um tempero indiano famoso, o curry. Mas não é só isso. Com esta planta, também é possível fazer o chá de açafrão, capaz de trazer diversos benefícios à saúde.

Esta especiaria chamada de tumérico, açafrão-da-índia cúrcuma ou açafrão-da-terra é bastante utilizada para melhorar o funcionamento do fígado ou resolver problemas gástricos.

Cito ainda um aspecto importante, que mexe com vários outros, a saúde mental. Há relatos de uso da bebida como antidepressivo. Ou seja, uma xícara de chá de açafrão seria útil para melhorar o nosso estado de espírito.

O chá de açafrão tem ação anti-inflamatória, sendo indicado para minimizar os desconfortos de dores nas costas e nas articulações, osteoartrite, uveíte anterior crônica, artrite reumatoide e colite ulcerosa.

Chá de açafrão

Já as propriedades antisséptica e antibacteriana da cúrcuma, são recomendas para tratar psoríase, eczema e acne.

E por falar em espinhas, um problema que atormenta gente de todas as idades, além de auxiliar na luta contra elas, o açafrão age no controle da oleosidade e na devolução de um brilho saudável à pele. Algo possível por meio de aplicação tópica da planta.

Outra vantagem do consumo da bebida seria a melhora do sistema imunológico, deixando nosso organismo menos propenso a infecções.

O chá de cúrcuma tem capacidade antioxidante, auxiliando no equilíbrio do colesterol e prevenção de enfermidades como catarata, esclerose múltipla e câncer. Ele também ajuda reduzir o risco de mal de Alzheimer, pois diminui a incidência de beta-amiloide no cérebro.

A função desintoxicante que o chá de açafrão desempenha serve para manter o fígado e demais partes do corpo mais livres de toxinas e substâncias que afetam negativamente a saúde como um todo.

A ingestão regular da bebida é capaz ainda de inibir a coagulação sanguínea e, por consequência, a arteriosclerose vascular.

Para quem tem distúrbios gastrointestinais, o chá de cúrcuma seria o aliado perfeito, pois alivia indigestão e desconfortos como a azia.

A medicina popular tradicional diz também que a bebida está relacionada à manutenção do peso ideal.

E mais: estudos indicam que a curcumina, composto encontrado no açafrão, seria responsável pelo combate a alguns tipos de câncer.

A curcumina merece um parágrafo extra, ou melhor, dois, pois é tida como o principal agente farmacológico na planta. Diversas pesquisas demonstram que seus efeitos anti-inflamatórios podem ser comparados aos de drogas potentes, tais como fenilbutazona, hidrocortisona e diclofenaco.

Outra boa notícia é que, ao contrário destes medicamentos, a curcumina não produz toxidade. Isto é, está livre de efeitos adversos significativos como sangramento no intestino, surgimento de úlcera, redução da quantidade de células brancas no sangue etc.

Viu como não faltam benefícios quando o assunto é chá de açafrão? Então, que tal aprender a preparar a bebida? Existem diversas formas… Veja uma delas:

Receita básica de chá de cúrcuma

  1. Coloque 4 xícaras de água para ferver
  2. Adicione 1 colher (chá) de cúrcuma
  3. Reduza o fogo e deixe a mistura cozinhar durante 15 minutos
  4. Em seguida, desligue o fogo e coe o chá
  5. Acrescente 1 colher (chá) de mel, limão ou gengibre ralado

Sobre possíveis efeitos colaterais da cúrcuma, geralmente, eles ocorrem quando há uso excessivo. A superdosagem de açafrão costuma causar irritação no estômago e enjoo.

A cúrcuma é contraindicada para pessoas que estejam tomando medicamentos anticoagulantes ou que tenham as vias biliares obstruídas por causa de pedra na vesícula.

A utilização da planta ou do chá de açafrão na gravidez e lactação deve ter liberação e acompanhamento do obstetra.

Não deixe de conversar com seu médico sobre outros efeitos adversos e contraindicações.

Cuide-se, e até o próximo post!

Recomendados para você:

Comments are closed.