Chá de agrião ajuda fortalecer a imunidade

O agrião é um vegetal comumente usado em sopas e saladas. Rico em vitaminas A e C, ferro e potássio, ele também serve para fazer chá. Quer saber mais o chá de agrião? Basta conferir o post de hoje até o fim!

Nasturtium Officinale é o nome científico desta verdura que, embora muita gente não saiba, é planta medicinal indicada até para reduzir o açúcar no sangue.

Além disso, ela contém gluconasturcósido, uma substância que age no combate a bactérias que provocam infecções em nosso organismo, mas sem prejudicar a flora intestinal, favorecendo o sistema digestivo.

É uma espécie recomendada por seu alto valor nutritivo, vitaminas e paladar excelente, odor característico e sabor amargo com um toque picante. As partes utilizadas são as folhas e talos.

Chá de agrião

Esta erva da família das Brassicaceae é pequena, atinge no máximo 30 cm de altura. Conta com caule tenro, oco, do qual saem raízes de dois tipos, as finas e brancas, que correm pelas axilas das folhas, e as principais, que prendem a planta no solo.

O agrião possui folhas de coloração verde-escuro, divididas em segmentos em formatos arredondados ou ovais, geralmente reunidas em grupos de 3 a 7 cm. Já suas flores brancas e pequenas contam com apenas quatro pétalas.

O agrião das fontes (outro de uma lista grande de nomes) serve também para combater atonia intestinal, dermatoses, afecções de pele e raquitismo; facilitar a cicatrização das placas escorbúticas, preparar loções para calvície e auxiliar no tratamento de doenças broncopulmonares.

Ex-fumantes e pessoas prejudicadas pelo ácido úrico podem encontrar no agrião uma boa forma de limpar o organismo e restabelecer o equilíbrio, o bem-estar.

Receita de chá de agrião

  1. Coloque 100 ml de água para aquecer
  2. Quando ela levantar fervura, desligue o fogo
  3. Acrescente ½ xícara de chá de folhas e talos de agrião
  4. Tampe e deixe a mistura descansar por 15 minutos
  5. Coe e, se preferir, adoce com 1 colher (sopa) de mel
  6. Beba o chá de agrião

O ideal é utilizar o agrião fresco, pois a forma desidratada dele não fornece os mesmos poderes curativos.

Em geral, a recomendação é de consumir este chá de 2 a 3 vezes por dia.

Quando ingerida morna, a bebida é ideal para auxiliar na eliminação de secreções das vias respiratórias.

Curiosidades e outras informações sobre o agrião

Desde a antiguidade, o agrião é empregado em casos de enfermidades respiratórias.

Na França, há bastante tempo, costumava ser recomendado para auxiliar no tratamento de pessoas com depressão.

Seu valor nutricional já era aproveitado por jovens persas que, antes de saírem para caçar, consumiam pão com nastúrcio, uma espécie de parente do agrião, digamos assim.

Dizem que São Luiz, ao passar por Vernon, na França, ficou feliz da vida quando lhe ofereceram agrião.

O agrião das fontes é frequentemente encontrado em grande parte do Brasil. O que demonstra sua boa aclimatação depois de ter sido trazido da Europa.

Muita gente ao redor do mundo utiliza esta planta como alimento. No entanto, este que é um dos mais antigos vegetais consumidos por humanos de que se tem notícia é também um importante recurso com finalidade medicinal.

Seu sabor suavemente apimentado faz dele um ótimo ingrediente na culinária. Enquanto a riqueza de vitamina C (apenas 100 g de agrião podem fornecer 72% da quantidade necessária da vitamina) o torna praticamente indispensável à saúde.

Não podemos esquecer da função da vitamina C no combate aos efeitos dos radicais livres, ou seja, na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce.

Seja na forma de vegetal in natura ou no chá de agrião, o que não falta é motivo para ter sempre esta espécie por perto, não acha? Deixe sua opinião!

E até o próximo post…

Recomendados para você:

Comments are closed.