Chá de alecrim: É bom pra quê? Ele ajuda a emagrecer?

O alecrim é uma erva presente na culinária brasileira, sendo utilizado especialmente no preparo de carnes de frango e de porco graças ao sabor excepcional. Mas você sabia que ele também pode ser utilizado no preparo de um poderoso chá medicinal, que vem sendo usado por homens e mulheres desde a Idade Média? Nos tópicos a seguir vamos falar sobre as indicações, benefícios e efeitos colaterais do chá de alecrim! Continue lendo!

Benefícios e indicações do chá de alecrim

O principal benefício do chá de alecrim está relacionado a saúde da mente, já que ele é usado em tratamentos de depressão. Pesquisas indicaram que o cheiro da bebida melhora o humor e contribui para espantar a tristeza. Ele também ajuda a aliviar o cansaço físico e o esgotamento mental.

Além disso, ele previne e trata as doenças relacionadas ao sistema digestivo, como a azia, queimação e até a falta de apetite. Por esse motivo, ele não é indicado para pessoas que estão em uma dieta para a perda de peso.

Ele também possui propriedades anti inflamatórias, o que faz do chá de alecrim um aliado contra doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Além de beber o chá, ele também pode ser usado na vaporização. Para isso basta ferver a água com o alecrim, colocar em uma bacia e respirar o vapor. Ele ajuda a desobstruir as vias aéreas.

O chá de alecrim pode trazer benefícios para o cabelo?

Sim! Além de todos os benefícios para a saúde, o chá de alecrim também é um amigo da beleza, já que ele limpa o couro cabeludo e estimula a circulação sanguínea, favorecendo o crescimento dos fios com mais força e vitalidade. Prova de que essa realmente é uma receitinha natural que funciona, é que a atriz e modelo Yasmin Brunet já revelou que usa o alecrim em suas hidratações capilares.

Para usar o alecrim nos cabelos, você deve preparar o chá como de costume, sem adoçá-lo. Deixe esfriar bem, podendo inclusive levar a geladeira. Com a ajuda de um algodão, vá aplicando o chá de alecrim apenas no couro cabeludo, massageando bem. Você pode aplicar no cabelo molhado ou seco, mas é extremamente importante que ele esteja limpo. O ideal é fazer o procedimento de noite e lavar o cabelo no dia seguinte, repetindo conforme a sua necessidade, porém sem ultrapassar duas vezes por semana.

Para que o tratamento de fato tenha efeito, você precisa repetir o procedimento por um longo período. Mas, vale a pena, não é?

Existem contra indicações?

Apesar de ser completamente natural, o chá de alecrim possui algumas contra indicações. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não devem consumir em excesso, assim como pessoas que possuam irritações intestinais, como gastrites fortes e úlceras.

E você? Já tem o hábito de tomar o chá de alecrim? Conte pra gente nos comentários quais são os benefícios que você já observou!

Recomendados para você:

Comments are closed.