Chá de cana-de-macaco: do cálculo renal à úlcera, veja o que ele ajuda tratar

O chá de cana-de-macaco é capaz de auxiliar em casos de distúrbios menstruais, câncer, dores nas costas, problema para urinar, inchaços, hérnia, gonorreia e outras DSTs; inflamação na uretra, dor reumática e excitações nervosas.

Pesquisas demonstram que a planta é eficiente na redução das pedras nos rins, da pressão alta e da aceleração dos batimentos cardíacos.

O nome científico dela é Costus spicatus, mas é vulgarmente conhecida como cana-de-macaco, cana-roxa, canarana, cana-do-brejo, caatinga, pacová, cana-branca e cana-do-mato; jacuana, jacuanga, jacueconga, paco-catinga, periná e ubacaiá.

É um vegetal com ação adstringente, antimicrobiana, depurativa, diurética, emoliente, tônica, sudorífera e anti-inflamatória.

Chá de cana-de-macaco

A cana-de-macaco está na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS). A lista é formada por vegetais com potencial de evoluir em fases de produção e de gerar fármacos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.

Ou seja, reúne condições para ser aproveitada por nós no combate a vários problemas e desconfortos.

O que não significa que possa ser utilizada por todas as pessoas, e de qualquer jeito, certo?

A cana-de-macaco, assim como inúmeras outras plantas, deve ser consumida com cautela. Gestantes, lactantes e pessoas com condições especiais de saúde precisam de cuidado redobrado – sempre contando com liberação médica ou proibição, dependendo do caso.

Outra advertência é evitar preparar um chá de cana-de-macaco concentrado demais.

Para adquirir o chá de cana-de-macaco, basta procurar a erva em lojas de alimentos naturais ou farmácias de manipulação. Além disso, hoje é possível comprar grande variedade de fitoterápicos pela internet.

Outras indicações do chá de cana-de-macaco

  • Amenorreia (falta de menstruação)
  • Arteriosclerose
  • Catarro da cistite
  • Contração
  • Hidropisia (‘Derramamento de líquido seroso em tecidos ou cavidade corporal’, Aulete)
  • Leucorreia
  • Mucosidade da bexiga
  • Tornozelo inchado

Estudos atestam as capacidades anti-inflamatória, analgésica e anti-herpética da cana-de-macaco. A atividade anti-inflamatória, por exemplo, segundo os pesquisadores, existe por causa da ação de substâncias chamadas de flavonoides glicosados.

A cana-do-brejo contém ainda: ácido oxálico, pectina, ácidos orgânicos, magnésio, matérias aromáticas, mucilagens, resinas, óleo essencial, taninos, albuminoides, sapogeninas, saponinas e sisterol.

A cana-de-macaco também está ligada a tratamento de tumores, mostrando bons resultados em alguns casos. Acredita-se que ela possa inibir a evolução de células cancerígenas.

A sabedoria popular diz que outro benefício importante da cana-de-macaco é permitir o aumento do metabolismo e o emagrecimento saudável. E desde os tempos mais remotos, os caboclos usavam esta planta para aliviar dores, contusões e edemas.

Receita de chá de cana-de-macaco

  1. Coloque 1 litro de água para ferver com 20 gramas da planta (folhas e hastes)
  2. Alcançando a fervura, desligue o fogo, abafe e espere a bebida ficar morna
  3. Adoce, se preferir, e tome 1 xícara do chá até três vezes por dia durante uma semana

Importante: não prolongue o consumo do chá de cana-do-mato, pois, quando ingerido durante longos períodos, ele é capaz de provocar o surgimento de urólitos.

Saiba mais sobre a cana-de-macaco

A cana-do-brejo é uma espécie de haste ereta, chegando a 2 metros de altura. É uma planta medicinal originária da América do Sul e Caribe, encontrada em regiões brejeiras e florestas costeiras úmidas, especialmente na região amazônica e zonas de mata atlântica.

Sua cor é verde-clara; as folhas têm formato espiral com bainhas largas para permitir sua fixação no caule. Já as flores, possuem cores variadas e são distribuídas em espiga terminal.

Para ter sucesso na plantação da cana-de-macaco, é preciso ter solo úmido e rico em material orgânico, além de covas individuais ou canteiros.

Com os cuidados certos, a colheita dos talos pode acontecer o ano inteiro. Assim, podemos aproveitar sempre as grandes propriedades medicinais do chá de cana-de-macaco.

Até a próxima!

Recomendados para você:

Comments are closed.