Chá de cavalinha: Para que serve? Ele ajuda a emagrecer?

Os chás estão presentes no cotidiano de muitos brasileiros, mas o que muitas pessoas não sabem é que alguns deles possuem propriedades medicinais e podem trazer muitos benefícios para a saúde. Exemplo disso é o chá de cavalinha, bastante conhecido na tradicional medicina popular. Vamos falar mais a seguir sobre as suas indicações, como tomar e como prepará-lo. Continue lendo!

Para que serve o chá de cavalinha? Quais são as suas indicações?

Talvez a função mais popular do chá de cavalinha seja a sua ação diurética, ou seja, que facilita a eliminação de líquidos e evita o inchaço. Sua alta concentração de cálcio e potássio também são responsáveis por um efeito detox, que elimina as toxinas do corpo, promovendo uma profunda limpeza. Por fim, precisamos destacar o seu efeito anti inflamatório, que trata e evita uma série de doenças.

Unicode

Dentre os seus principais benefícios estão:

  • Evita o surgimento de pedra nos rins
  • Evita o surgimento de pedras na vesícula
  • Ajuda a combater a pressão alta
  • Possui efeito diurético, o que evita a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço
  • Trata doenças do sistema digestivo, como as úlceras.
  • Evita o estresse
  • Reduz o fluxo menstrual
  • Trata dores de cabeça
  • Trata o reumatismo, osteoporose e outras doenças dos ossos graças a presença de cálcio; entre outras.

E ele realmente ajuda a emagrecer?

A boa notícia é que sim! O chá de cavalinha realmente age no organismo como um emagrecedor natural já que ele acelera o metabolismo, ou seja, possui propriedades termogênicas. Isso significa que com o uso constante desse chá, você vai passar a queimar mais gorduras e terá mais energia para realizar as atividades do cotidiano. O seu efeito diurético também auxilia na perda de peso.

Outra vantagem que as mulheres, principalmente, vão gostar de saber, é que o chá de cavalinha é um poderoso aliado contra a celulite, já que ele ativa a circulação sanguínea e elimina as gorduras da região. Isso também proporciona uma pele mais bonita e menos oleosa, o que evita o surgimento de cravos e espinhas.

Ou seja, o chá de cavalinha é o chá da beleza!

Existem efeitos colaterais? E contra indicações?

Se consumido em excesso, o chá de cavalinha pode baixar a pressão, e por esse motivo ele não é indicado para as pessoas que já possuem a pressão um pouco menos elevada. Mulheres grávidas e em fase de amamentação também não devem tomá-lo.

O preparo do chá de cavalinha é semelhante ao preparo de outros chás, bastando colocar uma colher de chá da erva seca em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Depois é só coar e adoçar. Se você está em uma dieta de baixas calorias, o ideal é abandonar o açúcar e optar pelo adoçante. Além disso, não é recomendado armazenar o chá de cavalinha de um dia para o outro.

Se você já toma o chá de cavalinha, conte pra gente nos comentários quais foram os efeitos!

Recomendados para você:

Comments are closed.