Chá de erva-de-são-cristóvão alivia TPM e sintomas da menopausa; veja mais

A planta medicinal erva-de-são-cristóvão, ou Cimicifuga Racemosa, tem ação anti-inflamatória e analgésica. Serve tanto para minimizar as dores menstruais quanto para regular o ciclo, ou seja, age como equilibradora de hormônios.

As propriedades incluem: redutora de espasmos e da tensão; sedativa, tônica uterina e antidiabética. Existem relatos de uso da erva medicinal para facilitar o trabalho de parto, função esta que os índios norte-americanos descobriram há bastante tempo.

A erva-de-são-cristóvão pode ser ingerida em forma de comprimidos, gotas, tintura ou chá, o tema do nosso post de hoje. É encontrada com facilidade em lojas de produtos naturais e alguns mercados.

Receita do chá de erva-de-são-cristóvão

1. Coloque 1 colher (chá) de erva seca em 1 xícara de água fervente;
2. Deixe em infusão por 10 minutos;
3. Coe e beba o chá 2 ou 3 vezes por dia, dependendo dos sintomas e necessidade.

Saiba mais sobre a erva-de-são-cristóvão: benefícios e cuidados

Outra ação da erva-de-são-cristóvão é ajudar a melhorar a circulação do sangue. E mais: contribui para recuperação mental de pacientes; auxilia no funcionamento do aparelho respiratório e no tratamento de doenças nos músculos e ossos.

No caso dos distúrbios da respiração, é útil contra tosse paroxística, asma, coqueluche e bronquite; já na parte osteomuscular, serve de alívio para as dores provocas pela artrite. A planta Cimicifuga Racemosa é comumente empregada em quadros de alterações de humor, desregulação dos hormônios sexuais e irregularidade na temperatura corporal.

O consumo frequente do chá desta planta está ligado à normalização da função cardíaca, pois a bebida é capaz de relaxar e dilatar os vasos sanguíneos. Ou seja, é coadjuvante na prevenção de enfermidades do sistema vascular, entre outras. A erva também age no sistema nervoso central – poder fundamental para que as dores musculares e dos nervos possam ser aliviadas. Assim, podemos ter menos dor de cabeça, osteoartrite e artrite reumatoide.

O chá de erva-de-são-cristóvão é um ótimo remédio natural contra tensão muscular, câimbras, dor nos ovários e incômodos nos seios. Ao ingerir a bebida regularmente, podemos conseguir avanços no controle da insônia, da vertigem e do zumbido no ouvido.

Esta aliada da saúde íntima feminina possui algumas contraindicações e recomendações. Por exemplo: não deve ser consumida nos primeiros meses de gravidez, sendo mais recomendada para as últimas semanas de gestação, pois é indicada para favorecer o parto.

Se a mulher estiver tomando chá de erva-de-são-cristóvão para regularizar o ciclo menstrual, é bom lembrar que as propriedades da planta têm capacidade de cortar o efeito da pílula anticoncepcional. O mesmo cuidado é preciso ter em relação aos remédios anticoagulantes – que podem ter sua eficácia comprometida devido consumo de erva-de-são-cristóvão.

Originária da América do Norte, a Cimicifuga Racemosa chega a somente 2,5 metros de altura. Suas flores delicadas são brancas fazem um belo contraste com suas folhas verdes de bordas cerradas. Os princípios ativos da erva-de-são-cristóvão são obtidos através de suas raízes e caules em formato de raiz (rizomas). Eles trazem benefícios para diversos males que afetam os seres humanos, como você viu aqui.

Mas, sem sombra de dúvida, podemos afirmar que a planta tem tudo para acompanhar a saúde da mulher em todas as suas fases: dos distúrbios da menstruação, passando pela gravidez e terminando com ajuda na menopausa. Estudos aprofundados estão comprovando muitos dos benefícios da erva-de-são-cristóvão. Repleta de nutrientes, a planta, usada com moderação, é ideal para deixar o organismo feminino mais equilibrado.

São propriedades que a medicina tradicional chinesa já conhece de longa data, e que os demais povos e países vêm descobrindo cada vez mais.E você, conhece o chá de erva-de-são-cristóvão? Deixe seu comentário!

E até o próximo post com mais dicas de bebidas para deixar sua saúde ainda melhor…

Recomendados para você:

Compartilhe com seus amigos!
  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    8
    Shares