Chás para colesterol: veja como baixar o LDL naturalmente

Colesterol bom, ruim, LDL, HDL, alto, baixo, problemas cardiovasculares etc. Nossa saúde tem detalhes que precisamos entender para garantir dias melhores e longevidade. E no que depender dos chás para colesterol, essa tarefa fica mais fácil.

Uma das formas de baixar o colesterol é tomar chá de alcachofra. Fique ligado no artigo de hoje que ele traz outras bebidas capazes de deixar seu organismo mais equilibrado. Confira receitas e dicas que podem complementar os cuidados com o seu bem-estar:

  • Alcachofra – ela tem ação depurativa, além de ácidos em sua composição que diminuem o excesso de colesterol no sangue, a pressão arterial e ajudam prevenir a arteriosclerose.

Coloque 2 colheres de sopa de folhas secas de alcachofra em 1 litro de água fervente; espere ficar morno, coe e beba o chá de alcachofra para colesterol alto antes das refeições principais durante 15 dias.

A bebida é contraindicada para gestantes, lactantes e pessoas com obstrução do ducto biliar.

  • Berinjela – ótimo para baixar o colesterol alto, o chá de berinjela tem propriedade antioxidante, contribuindo para reduzir o excesso de gordura no sangue. É uma dica e tanto para complementar o tratamento indicado pelos médicos, entre outros aliados da saúde.

Para fazer o chá de berinjela, fatie o legume (com as folhas) e coloque-o em uma panela com 300 ml de água. Ferva por cerca de 15 minutos; retire o recipiente do fogo, tampe e deixe amornar.

Depois, é só coar e beber o chá para colesterol alto feito com berinjela. A sugestão é de 1 xícara dele diariamente por 7 dias, pausa de 3 dias e recomeço do uso seguindo o mesmo método até completar 1 mês.

  • Cúrcuma – o chá de cúrcuma é útil na luta contra o colesterol elevado porque também oferece ação antioxidante. Seu preparo é simples: despeje 3 colheres (café) de cúrcuma em pó em ½ litro de água fervente e deixar descansar durante 10 minutos.

Quando a bebida amornar, tome até 3 xícaras dela por dia entre as refeições.

Mas atenção: quem tem obstrução das vias biliares provocada por pedra na vesícula ou está usando anticoagulantes não pode consumir chá de cúrcuma. Quanto às grávidas ou lactantes, é preciso consultar o médico antes de iniciar qualquer tratamento.

Chás para colesterol

  • Chá-mate – é outra opção interessante de produto antioxidante, que também reduz a absorção de gordura dos alimentos e inibe a assimilação do colesterol pelo intestino. Com isso, auxilia na redução do LDL, o colesterol ruim.

Faça o chá-mate colocando 3 colheres de chá da erva 500 ml de água fervente; espere amornar, coe e beba até 1 litro dele por dia.

Importante: o chá-mate é contraindicado para pessoas com insônia, nervosismo, ansiedade e hipertensão descontrolada.

Lembrando que estes chás devem ser aproveitados sob orientação profissional especializada e servem para reforçar o tratamento médico para colesterol alto. O que muitas vezes inclui medicamentos específicos e outras ações.

O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Já está comprovado que o problema pode aumentar a chance de infarto e enfermidade vascular periférica, ou seja, dos vasos sanguíneos do coração e cérebro.

E mais: com o colesterol alto, sobe a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 e pressão alta.

Além dos chás para colesterol alto, é importante ainda melhorar o colesterol bom, o LDL, uma vez que ele age removendo moléculas de gordura do sangue. Por isso, é fundamental que seus valores permaneçam em níveis ideais.

Isto é, ter colesterol bom significa diminuir o LDL e aumentar o HDL. E hoje você tem receitas de chás para colesterol perfeitas para auxiliar nessa missão!

Até breve com muito mais!

Recomendados para você:

Comments are closed.