3 chás para diarreia

A diarreia é um problema que possui diversas causas, desde uma intolerância alimentar, infecções causadas por vírus ou bactérias – a chamada gastroenterite – ou até como efeito colateral de determinados medicamentos. Fato é que se você ainda não teve uma diarreia, provavelmente você terá em algum momento da vida, e por esse motivo é importante que você saiba quais são os melhores chás para tratar uma diarreia. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Continue lendo!

Chá de folha de goiabeira

A goiaba é uma fruta muito popular no Brasil, e por isso, o chá de folha de goiabeira pode ser muito acessível. Talvez você ou o seu vizinho tenham um pé de goiaba no seu quintal! Além dos benefícios para o intestino, o chá de folha de goiabeira também contribui para reduzir o inchaço graças ao seu leve efeito diurético. No caso do tratamento da diarreia, a recomendação é tomar o chá assim que você sentir as cólicas causadas por esse problema, já que o chá possui efeito analgésico, aliviando as dores. Explicamos o passo a passo da receita a seguir:

  1. Ferva aproximadamente um litro de água, sem adoçar.
  2. Quando entrar em ebulição desligue e acrescente cerca de 5 folhas de goiabeira já higienizadas.
  3. Deixe em infusão por 10 minutos em um recipiente com tampa.
  4. Coe e beba imediatamente, já que não é recomendado guardá-lo de um dia para o outro.

Chá de camomila

O chá de camomila é tradicionalmente conhecido por suas propriedades calmantes e relaxantes e por ser um clareador natural para os cabelos, mas você sabia que ele também pode ajudar a tratar as irritações intestinais? Isso porque ele possui propriedades antiespasmódicas, que faz com que o seu intestino se contraia menos e consequentemente produza menos fezes. Veja a seguir como deve ser o preparo do chá de camomila:

  1. Apesar do chá de camomila em saquinhos ser encontrado facilmente nos supermercados, a recomendação é que você use a planta seca para preparar o chá. Você encontra em lojas de produtos naturais ou feiras.
  2. Ferva a água e assim que entrar em ebulição, desligue.
  3. Acrescente cerca de duas folhas de camomila e deixe em infusão por 10 minutos.
  4. Para que o chá tenha ainda mais efeito, você pode acrescentar folhas de goiabeira.
  5. Coe e em seguida e beba sem adoçar.

Chá de hortelã

Assim como a goiaba, o hortelã é uma erva muito fácil de ser encontrada no Brasil. Ela possui fácil adaptação, tanto que você pode cultivá-la até em um vasinho no seu apartamento. Ele é amplamente conhecido pelos seus benefícios para o sistema digestivo, tratando doenças como azias, queimação, dores de estômago e diarreia. Seu preparo é semelhante ao dos demais chás. Veja a seguir:

  1. Escolha entre 5 e 7 folhas de hortelã, lave-as bem e reserve.
  2. Ferva uma xícara de água, acrescente o hortelã e desligue.
  3. Deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos, coe e beba em seguida, preferencialmente sem adoçar.

E você? Tem alguma receitinha caseira contra a diarreia? Conte pra gente nos comentários!

Recomendados para você:

Comments are closed.