Chás para gases: Saiba quais ervas podem combater esse mal!

Além de provocar dores e um grande desconforto, os gases também podem nos colocar em situações constrangedoras. Mas a boa notícia é que alguns chás podem ajudar a combater esse problema, aliviando e evitando o aparecimento dos sintomas e das dores. Pensando nisto, hoje vamos falar sobre os melhores chás para gases, seus benefícios e como prepará-los.

Chá de erva cidreira

O chá de erva cidreira é um dos mais tradicionais do Brasil, sendo consumido em praticamente todas as regiões do país, e é uma ótima alternativa para ajudar a eliminar os gases do intestino. Além disso, ele também combate a prisão de ventre, mal de contribui para a formação dos gases.

O preparo do chá de erva cidreira é muito simples, e como ele é um chá com sabor agradável, você consegue tomá-lo com mais frequência. Outra dica é sempre preferir comprar a erva em lojas de produtos naturais, evitando os chás de saquinho.

Para cada colher de erva cidreira, ferva uma xícara de água. Sem levar para o fogão, acrescente a erva na água, tampe e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Em seguida é só coar e beber. Não é recomendado adoçar esse chá, já que o açúcar pode aumentar o acúmulo de gases. Você pode tomar até quatro xícaras por dia.

  • Artigo relacionado: Tá com dor no estômago? Veja 3 chás que podem te ajudar.

Chá de manjericão

O manjericão é usado com mais frequência como um tempero para os mais diversos tipos de receitas, como massas, carnes, saladas, pizzas. Porém, o que talvez você não saiba é que com essa erva você também fazer um poderoso chá que pode te ajudar a prevenir os indesejados gases. Além disso, ele possui propriedades calmantes, podendo ser tomado durante a noite e protege de uma série de doenças do coração. Ele possui sabor muito agradável e de forma geral, ele não apresenta efeitos colaterais.

Para preparar o chá de manjericão basta selecionar algumas folhas frescas (que você encontra até no supermercado) e lavá-las bem. Em seguida ferva aproximadamente um litro de água, e em um recipiente de vidro coloque 10 folhas de manjericão, jogando a água já fervida por cima. Tampe e deixe em infusão por cerca de meia hora. Depois é só coar e tomar até quatro xícaras por dia. Assim como chá de erva cidreira, não é recomendado adoçar.

Outras recomendações para evitar a formação de gases

É fato que os chás podem sim evitar a formação dos gases, porém algumas práticas também são importantes para quem sofre com esse problema. A primeira delas é ter cuidado com a alimentação e escolher com atenção os alimentos que vão fazer parte da sua dieta. Repolho, feijão e batata devem ser evitados.

Também é recomendado beber bastante água e praticar atividades físicas com frequência. Porém, a principal dica é ficar atento ao que você comeu e quais foram os efeitos que você percebeu no seu organismo. Se você se alimentar de determinado alimento e os gases aparecerem, é melhor evitá-lo. É o seu próprio corpo que vai te dizer o que faz bem e o que faz mal.

Recomendados para você:

Comments are closed.